acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

IV Mostra Pedagógica da Casa Durval Paiva acontece nesta quarta


As crianças e adolescentes assistidos pela Casa Durval Paiva apresentam nesta quarta, 13/11, os trabalhos produzidos por eles na Classe Domiciliar da instituição neste ano. A IV Mostra Pedagógica tem como tema: “Despertando sentidos no mundo das sensações.”  A exposição é aberta ao público e vai acontecer das 14 às 17h na Rua Clementino Câmara, 234 – Barro Vermelho, contando com o apoio do Núcleo de Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar da Secretaria Estadual de Educação RN.

Comprovando que aprender não dói, o atendimento pedagógico na Instituição existe desde 1998 como uma iniciativa de promoção de atividades lúdicas e reforço escolar para os alunos-pacientes assistidos. Inicialmente conduzido por voluntários, o serviço foi oficializado junto à Secretaria Estadual de Educação e Cultura do RN (SEEC-RN), a partir de 2001, por meio da Subcoordenadoria de Educação Especial (SUESP-RN) e em 2010, com a implementação do Núcleo de Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar do RN (NAEHD/SUESP), tornou-se a primeira instituição parceira a oferecer simultaneamente o atendimento pedagógico tanto hospitalar quanto domiciliar no Estado.

Nesses espaços, o acompanhamento educacional possibilita que os pacientes deem continuidade aos estudos respaldados pelas leis que regem a educação especial. O método de ensino objetiva cumprir e organizar estratégias que possibilitem a continuidade do processo de escolarização, a fim de oportunizar o desenvolvimento e construção do conhecimento dos alunos, mesmo não dispondo dos meios comuns, como na escola regular.

As atividades desenvolvidas na classe têm como aporte principal o viés lúdico, a fim de contribuir com maior significado no desenvolvimento da aprendizagem das crianças e adolescentes assistidos. São desenvolvidas, assim, atividades diárias compostas de diversos recursos facilitadores, tais como: artes plásticas, música, expressão corporal, literatura, desenho, educação nutricional, educação para saúde bucal, sessão de vídeos, projetos pedagógicos temáticos interdisciplinares integrados aos conteúdos escolares trabalhados, além do acompanhamento educacional individualizado.

Programação:

IV Mostra Pedagógica

14h Abertura

14h30 Apresentação Musical em Libras – Professor e Interprete Suelmo Felipe.

15h – Degustação de Culinária.

Durante o evento:

- Oficina e Exposição de Desenhos – Ateliê Ricardo Tinoco.

- Exposição - Atividades pedagógicas de vivência e exploração aos cinco sentidos.

- Sala do sexto sentido: vivenciar desafios que estimulem a intuição.

- Sala das sensações: vivenciar estímulos para os sentidos do tato, olfato e audição.

- Sala “Aqui ninguém toca” – Oficina CEDECA – Natal/RN.

17h – Encerramento.
Casa de Apoio à Criança com câncer Durval Paiva
Assessoria de Comunicação
Sandra Cerqueira
Assessora de Imprensa
Imagem relacionada à divulgação

©2019 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template