acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Técnicos em auditoria do SUS recebem capacitação no RN


A Superintendência do Ministério da Saúde no Rio Grande do Norte (SEMS/RN) recebe o Curso de Auditoria no Contexto do SNA (Sistema Nacional de Auditoria) e Qualificação do Relatório. Iniciado nesta segunda-feira (02), o curso tem como objetivo principal capacitar técnicos da Seção de Auditoria (SEAUD/RN) e da Auditoria Estadual da Secretaria de Saúde (SESAP/RN) para que possam aplicar padrões e procedimentos de auditoria às fases analítica, operativa, de relatório e de monitoramento, que contribuem para a qualidade das auditorias realizadas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).


O curso tem carga horária de 40 horas, assim sendo realizado no auditório da SEMS/RN, em Natal, até sexta-feira (6), pela manhã e à tarde, com a participação de 15 profissionais e será conduzido por duas instrutoras do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DENASUS), Patrícia Leal e Raquel de Nazaré Nunes de Souza.

Durante a semana de capacitação, os quinze profissionais terão atividades conceituais e práticas e a cada dia será trabalhado um módulo específico, ou seja, uma das etapas da auditoria. No primeiro dia de curso foram discutidos os princípios éticos, que devem ser respeitados e considerados pelo auditor no exercício da sua atividade; já nos próximos dias serão abordadas as fases: analítica; de planejamento de auditoria; a fase prática, onde de fato o auditor vai até o município pra fazer a auditoria na gestão; e depois as fases seguintes, que são as de relatório e de monitoramento.

A instrutora Patrícia ressalta que o propósito da capacitação é trabalhar a metodologia que é utilizada hoje pelo DENASUS, e buscar construir um alinhamento conceitual para assim melhorar o método de trabalho e a qualidade das auditorias. “Acredito que dessa forma garantimos que o nosso produto, que é o relatório de auditoria, tenha bastante efetividade no apoio de gestão do SUS”, pontua.

Segundo Aparecida Dantas Medeiros, chefe da Seção de Auditoria no RN (SEAUD), nos últimos anos o DENASUS vem passando por transformações nos processos de trabalho. “Surgiu a necessidade dessa qualificação, pois no dia a dia das realizações das auditorias a gente precisa atuar com novas técnicas, utilizar mais tecnologia, mais técnicas de investigação, e ter mais um aprofundamento dos conhecimentos”, explica Aparecida.

De acordo com a programação do DENASUS, todos os estados do país serão qualificados através deste curso.  Já receberam o curso as unidades em todos os estados da região Centro-Oeste; em Pernambuco; Alagoas; 
Rio Grande do Sul; e agora Rio Grande do Norte.Há previsão de que ainda seja ministrado em Minas Gerais; Bahia e São Paulo. A instrutora Patrícia Leal esclarece que os demais estados estão sendo capacitados em turmas mistas em Brasília, porém, afirma que a intenção é qualificar 100% dos técnicos de auditoria até dezembro de 2019. [por Ascom MS/RN]
Fotos: Maria Beatriz Araújo
©2019 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template