acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Museu Câmara Cascudo participa da 13ª edição da Primavera de Museus


O Museu Câmara Cascudo (MCC) da UFRN participa da 13ª Primavera dos Museus. Em 2019, o evento aborda o tema Museus por dentro, por dentro dos museus. A programação deste ano acontece entre os dias 24 e 29 de setembro e conta com mesas-redondas, feira de artes, oficina de horta urbana e de slackline, teatro de bonecos, contações de histórias e a realização do I Encontro de Educação Museal do RN. A Primavera dos Museus é promovida em todo o país pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A abertura oficial ocorre nesta terça-feira, 24, às 18h30, com apresentação do grupo Bando de Sax.

Segundo o diretor do MCC, Everardo Araújo Ramos, a proposta é atrair o público com atividades diferentes das que já acontecem no local, para que as pessoas se sintam atraídas e visitem o Museu. “São dois momentos anuais bem importantes para os museus de todo o país, organizados pelo Ibram, que é a Semana de Museus, em maio, e a Primavera dos Museus, em setembro”, ressalta.

Nestes eventos, o MCC recebe um fluxo muito intenso de visitantes, fazendo com que “as pessoas conheçam, se interessem, visitem o museu, preservem a memória”, destaca o diretor do Museu. Para o Ibram, a iniciativa permite que as instituições museológicas alcancem um número maior de público de forma mais sustentável e dinâmica.

Além dos espaços de exposições, nesta semana da Primavera, o Museu Câmara Cascudo irá promover também ações voltadas para o bem-estar, que acontecerão no Parque Raimundo Teixeira da Rocha (Parque do Museu), área com aproximadamente 7 mil quadrados. No local acontecerá o Respiro no Parque, atividade que vai contar com atendimentos em terapias integrativas, como Reiki, Reflexologia e Auriculoterapia.

O Planetário Móvel da UFRN - Barca dos Céus também fará parte da programação. O projeto levará a mostra Ora Direis, Ouvir Estrelas!, em que serão apresentadas interpretações e conhecimentos sobre os céus construídos por diferentes culturas, em particular a grega (e seu legado na ciência ocidental) e a guarani.

A programação completa da Primavera dos Museus no MCC está disponível aqui.

I Encontro de Educação Museal

Entre as atividades da Primavera dos Museus deste ano também acontece o 1º Encontro de Educação Museal do Rio Grande do Norte. O evento tem como objetivo promover o diálogo entre os museus e diferentes instituições culturais do Estado, pensando num elo entre museu, educação e sociedade, considerando a acessibilidade e sustentabilidade.

O evento terá como palestra de abertura Educação museal: perspectivas contemporâneas, proferida pela professora Amanda Tojal (doutora pela USP), referência no campo da educação museal. Ela já trabalhou para grandes museus do país, como a Pinacoteca de São Paulo e o Museu de Arte Contemporânea da USP.

Atualmente, Amanda Tojal dirige a Arteinclusão Consultoria, prestando suporte em ação educativa e acessibilidade para museus e instituições culturais. A palestra acontece nesta terça-feira, 24, às 19h. A professora participa ainda de outras atividades do evento, duas mesas-redondas na quarta-feira, 25, uma sobre Programas educativos em museus e a outra que trata da Inclusão e acessibilidade em museus.

“Nossa proposta é aprofundar o diálogo e a troca de experiências sobre as possibilidades e potencialidades de ações educativas em espaços museais”, destaca o diretor do MCC, Everardo Araújo Ramos. No evento, palestras, minicursos e mesas-redondas vão explorar diversas questões relacionadas à educação em museus, como inclusão, acessibilidade, sustentabilidade, ensino de ciências e relações com a sociedade.

A programação completa do I Encontro de Educação Museal do Rio Grande do Norte está disponível neste link.
Agecom UFRN
Imagem relacionada à divulgação

©2019 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template