acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Memorial Legislativo do RN recebe visita de estudantes


O espaço fica no Natal Shopping até 30 de setembro e celebra a cidadania

Alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Padre Miguelinho tiveram uma aula diferente nesta segunda-feira (23). Em vez de livros na sala de aula, os estudantes da primeira série fizeram um passeio pela história do Rio Grande do Norte por meio do seu Poder Legislativo. O cenário que recebeu essa viagem ao passado foi o Memorial da Cultura e do Legislativo Potiguar, que está presente no Natal Shopping até o final de setembro. Esta é a segunda vez que o empreendimento recebe o museu da Assembleia Legislativa, iniciativa alinhada com o papel social do Natal Shopping, que é apoiar ações que incentivem a cidadania e a responsabilidade social. 

“Essa visita serve para que os estudantes tenham um panorama geral sobre o Legislativo. É importante para eles ter essa percepção, pois traz exemplos na prática para sustentar as teorias da sala de aula”, comenta Kalu Fernandes, professora de Sociologia, que acompanhou a turma durante a visitação. Entre os temas abordados no Memorial estiveram a divisão dos poderes, a importância das constituições, a evolução do Legislativo e um destaque especial na participação feminina na política.

Este enfoque, inclusive, foi o que mais chamou a atenção de Ana Alice Ferraz. A estudante de 15 anos se interessou pela valorização das mulheres no âmbito político e pela aula dada por Plínio Sanderson, curador do Memorial da Cultura e do Legislativo Potiguar. “Achei muito importante essa aula porque valorizou vários acontecimentos do RN e, principalmente, quando destacou as mulheres, achei muito interessante, vemos isso muito pouco. Acho que as mulheres poderiam participar da política bem mais, porque apesar de nós vermos as mulheres participando, ainda vemos o preconceito do homem”, comenta a estudante.

A iniciativa, que marca as comemorações do Setembro Cidadão, convida a conhecer a trajetória política no estado e remonta os principais acontecimentos do Legislativo potiguar desde a sua criação, em 1835. “Nós somos um elefante desmemoriado e a ideia do Memorial é justamente trazer memória para o elefante. Não se pode ter um posicionamento crítico no presente, nem almejar um futuro diferente se você não sabe do seu passado, e nós não sabemos nada sobre nós mesmos”, destaca Plínio Sanderson.

O Rio Grande do Norte é definido por Lei Complementar (494/2013) como o estado cidadão do Brasil, e promove durante 30 dias uma série de atividades ligadas à educação e cidadania, com a finalidade de levar a crianças e adultos a consciência dos seus direitos e deveres e os meios para participarem mais ativamente dos rumos da cidade, do estado e do país. O Memorial Legislativo faz parte desse movimento: o espaço fica localizado no segundo piso do Natal Shopping e está aberto à visitação pública até o dia 30 de setembro. O horário de funcionamento segue o horário do shopping. [por assessoria de imprensa]
Foto relacionada à divulgação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template