acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 27 de maio de 2019

Micro Empreendedor Individual tem até sexta (31) para entregar Declaração Anual


Alunos de Contabilidade da Estácio Alexandrino auxiliam microempreendedores a prestar contas com a Receita Federal

O Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF) da faculdade Estácio – Unidade Alexandrino – oferece atendimento gratuito para orientação e preenchimento da Declaração Anual do Simples Nacional ao Microempreendedor Individual (DASN - SIMEI) - que deve ser entregue até esta sexta-feira (31). A declaração é uma das obrigações e responsabilidades que o MEI deve apresentar anualmente à Receita Federal e diz respeito ao faturamento bruto do exercício do ano anterior, ou seja, de 2018.

A equipe de alunos e professores está a postos para o atendimento, que acontece às terças e quintas-feiras, sempre no horário das 17h às 20h30. De acordo com Lyana Gurgel, professora de Contabilidade da Estácio Alexandrino e coordenadora do NAF, o documento serve para informar à Receita Federal que o microempreendedor segue operando e enquadrado como MEI. Nesta declaração não é pago ou restituído imposto, isto porque o MEI já tem a obrigação de pagar mensalmente o DAS – Documento de Arrecadação do Simples Nacional, independentemente do faturamento.

A professora alerta que os microempreendedoes individuais devem ficar sempre atentos às suas obrigações com a Receita Federal para usufruir de todos os direitos disponíveis a eles. “Muitas vezes, quando abrem o CNPJ de MEI, eles não recebem as instruções corretas e só sabem que estão irregulares quando descobrem o nome sujo no mercado, quando não conseguem fazer um empréstimo ou abrir uma empresa”, relata Lyana. Além disso, há casos em que a pessoa abre o CNPJ e não recolhe o valor mensal do imposto, ficando em dívida junto ao Fisco.

Lyana Gurgel recomenda também que quem tiver declarações atrasadas deve, primeiro, enviar as DASN antigas, em ordem cronológica, até habilitar o envio da declaração referente a 2018. Quem extinguiu o MEI em 2018 também precisa declarar.

NAF - Estácio Alexandrino
Av. Alexandrino de Alencar, 708, Alecrim
Terças-feiras (23 e 30) e quinta-feira (25), das 17h às 20h30
por assessoria de imprensa
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template