acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sexta-feira, 10 de maio de 2019

Dom Jaime retorna a Natal após Assembleia dos Bispos da CNBB


O arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, retorna a Natal, neste sábado, 11, após participar da 57ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada de primeiro a 10 de maio, em Aparecida (SP). Mais de 300 bispos, de dioceses de todo o País, participaram da assembleia, que teve duas finalidades principais: aprovar as novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil – 2019 – 2023 e eleger a nova presidência da CNBB.

Diretrizes:

O documento, que deve nortear as ações da Igreja Católica, no Brasil, nos próximos quatro anos,  é baseado em quatro pilares: a) Palavra de Deus e a iniciação à vida cristã; b) Pão, que se refere à liturgia e à espiritualidade; c) Caridade, que trata do acolhimento fraterno e o cuidado com as pessoas, especialmente os mais frágeis e excluídos e invisíveis; d) Missão, porque é impossível fazer uma experiência profunda com Deus na comunidade eclesial que não leve, inevitavelmente, à vida missionária.

Presidência da CNBB:

O arcebispo de Belo Horizonte (MG), Dom Walmor Oliveira de Azevedo, foi eleito presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), para um mandato de quatro anos. Os dois vice-presidentes eleitos são: Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre (RS), e Dom Mário Antônio Silva, bispo de Roraima. O novo secretário geral é Dom Joel Portella Amado, bispo auxiliar do Rio de Janeiro.

Referencial para Comunicação

O arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, é o novo bispo referencial para a Comissão de Comunicação, do Regional Nordeste 2, da CNBB. A escolha foi feita pelos bispos do Regional, durante a Assembleia, em Aparecida. Dom Jaime sucede ao arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson Pereira da Cruz, que ficou à frente da Comissão nos últimos 11 anos. Em mensagem enviada aos coordenadores da Pastoral da Comunicação, das dioceses do Regional, após a votação, Dom Jaime disse que fará o que estiver ao alcance dele em prol da Pascom, a serviço da evangelização e missão da Igreja. “Com a humildade do aluno que retorna à sala de aulas depois de um tempo, desatualizado, mas com motivação para aprender, eis-me aqui! Aberto e atento para as exigências da realidade, com o valor e a experiência de todos e todas, vamos adiante para comunicar os sinais e a vida do Reino de Deus e sua Igreja para seus filhos e filhas. A Virgem Mãe Aparecida interceda e nos acompanhe em nossas Igrejas”, escreveu.

O Regional Nordeste 2 é composto por 21 Arquidiocese e Dioceses do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.
Assessoria de Comunicação
Arquidiocese de Natal
Foto: Adielson Agrelos
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template