acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 1 de abril de 2019

Natal ganha diocese da igreja católica Anglicana e anuncia nomeação do bispo eleito


Em uma celebração eucarística na Paróquia Anglicana "Maria, Mãe da Providencia", em Capim Macio, na capital potiguar, na tarde deste domingo (31), foi comunicada oficialmente a eleição do Padre Albertino de Sousa Barreiros como Bispo da recém-criada Diocese Anglicana do Natal. Na ocasião, estiveram presentes o clero anglicano e a representação das comunidades de Natal, Parnamirim, Macaíba e São Gonçalo do Amarante.

A diocese de Natal era uma esperança antiga para a comunidade Anglicana potiguar. "A eleição de um bispo Anglicano depende da demanda pastoral de uma região. Há muitos desafios que demandam respostas locais", disse  Padre Albertino que é natural da Paraíba, mas reside há tempo no Rio Grande do Norte. Na Missa da tarde deste domingo, foi lido solenemente o comunicado da criação da Diocese e a eleição do seu primeiro Bispo. Na oportunidade, o Padre Albertino disse ser "grato a Deus pela nova missão e que pretende contar com o apoio e a ajuda fraterna do Clero Anglicano, das várias comunidades e dos leigos engajados".

A sagração do novo Bispo,  a instalação oficial da Diocese e a posse serão comunicadas posteriormente, segundo ele ressaltou.

Padre Albertino

Padre Albertino de Sousa Barreiros nasceu no dia 03 de maio de 1966, na cidade de Nova Olinda (PB). Fez seus estudos filosóficos em Recife e os estudos teológicos em João Pessoa. Ordenou-se Padre na Igreja Católica Romana no dia 28 de maio de 1994 em sua cidade natal pela imposição das mãos de Dom Gerardo Andrade Ponte, então Bispo da Diocese de Patos (PB). Exerceu o seu Ministério de Padre por oito anos na Catedral de Nossa Senhora da Guia, em Patos, e em outras cidades como Imaculada, Taperoá,  Livramento, Santa Luzia, Várzea e São José do Sabugi, também na Paraíba. Após haver deixado o Ministério como padre Católico Apostólico Romano, graduou-se em ciências jurídicas e hoje, além de padre, é advogado atuante. Há três anos voltou a exercer o Ministério de Padre quando foi recebido pela Igreja Anglicana. Os Padres Anglicanos podem se casar e ter família. O padre e agora bispo Albertino é casado e pai de um filho.

Nesta semana, o recém eleito bispo da Diocese Anglicana do Natal terá uma agenda com a imprensa potiguar, quando vai explicar o sentido de sua eleição e outros assuntos ligados à Igreja Anglicana e temas local e nacional socioeconômico, político e cultural.
Fotos e texto com assessoria voluntária

©2019 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

6 comentários:

  1. Deus na sua plenitude escolhe os mais simples para divulgar sua Palavra. Obrigada, Grande Amigo e paroquiano João Bosco pelo apoio.

    ResponderExcluir
  2. Não é Igreja Católica Anglicana, e sim Diocese Anglicana do Natal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Rev. Alcides, o conteúdo da matéria afirma que é “Diocese Anglicana do Natal”, logo no lead do texto como no final, além de ressaltar a essência Anglicana da igreja no contexto geral. O título foi no sentido de referenciar o catolicismo em sua tradição, a fé em Maria, Mãe de Jesus, tanto que não foi grifado com letra maiúscula, porque realmente não é uma “Igreja Católica” Anglicana. Minha resposta também é para que fique esclarecido para o público.

      Excluir
  3. Somos uma igreja anglicana. Uma igreja de via média, isto é, tem influência da tradição católica e da tradição protestante.

    ResponderExcluir
  4. Se é da tradição protestante porque Maria da providência?

    ResponderExcluir

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template