acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sábado, 30 de março de 2019

Pisco de Luz: A vida que brilha em um piscar de amor

Projeto de energia solar ganhou a adesão de jipeiros brasilienses e proposta é ter mais colaboradores para iluminar outas regiões do país

Tudo começou com uma viagem de amigos jipeiros a uma região de cachoeiras e trilhas ao lado da Chapada dos Viadeiros, cerca de 300 km da capital federal. “André Viegas, empresário brasiliense sempre viajava a região da cidade Cavalcante, Goiás, e conheceu a comunidade Kalunga (fotose em um desses encontros do Jipe Clube de Brasília ele conhece outro projeto chamado Litro de Luz”, conta a jornalista Fabiana Botelho Conte, que também é jipeira.

A partir dessa ideia, do Litro de Luz, que segundo Fabiana explica é utilizado através de garrafas pet cheias de água, presas ao teto para iluminar a casa refletindo a luz do Sol, o empresário que também tem habilidade em eletrônica, inventou um sistema de energia solar utilizando Led, criando um projeto piloto, inicialmente por conta própria.

“Foi então que no final do ano passado o idealizador conseguiu formalizar e transformar o projeto Pisco de Luz, em uma associação sem fins lucrativos, mantido com o apoio de voluntários”, afirma Fabiana, ressaltando que dessa forma seria mais fácil de conseguir o apoio de empresas e colaboradores.

Ainda de acordo com a jornalista e jipeira Fabiana, “o pessoal do Jipe Clube de Brasília começou a apoiar a ideia, ajudando a mapear as casas que além de doar dinheiro para a montagem dos kits do Pisco e Luz, vão na região para instalar e levarem outros tipos de doações  como roupa e sapatos.

Outro fato pitoresco, da comunidade, é a resistência de alguns poucos moradores ao projeto de instalação da luz. “Interessante é que, apesar da maioria dos kalungas receber muito bem a ideia, outros recusam ou recebem com um ar meio ‘desconfiado’, lamentavelmente”, observa a jornalista.

“Teve gente que recusou a instalação do kit porque foi ameaçado por pessoas com a informação de que na casa dele nunca chegaria energia elétrica, enfim, foram entraves que o projeto teve, embora este ano esteja se fortalecendo bastante”, pontua.

Fabiana, que acompanha o projeto Pisco de Luz de perto, é testemunha da vida dura da comunidade. “Algumas crianças chegam a atravessar rios a nado para chegar na escola, enfim, é uma vida desafiadora, mas é incrível como o pessoal não desanima e é feliz com a vida simples que tem”.

Em abril, os jipeiros do clube de Brasília estarão visitando a região para a instalação de  mais kits de energia solar do projeto Pisco de Luz, no feriado da semana santa.

Seja um doador de luz, é uma vida que brilha em um piscar de amor ao próximo.

Clique aqui e ajude a Pisco de Luz a iluminar o lar de mais de 1 milhão de famílias que ainda vivem na escuridão sem acesso algum a eletricidade, tendo em vista que a proposta é extensiva a todas as regiões do país.

Confira aqui o site da Pisco de Luz
Fotos relacionadas à divulgação/cedidas
©2019 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template