acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sexta-feira, 12 de abril de 2019

Em busca do equilíbrio entre o prazer da comida e a balança

O Midful Eating (Alimentação Consciente) chama atenção para pensamentos, sensações físicas e emoções que estão presentes no ato de comer, evitando o piloto automático

Encontrar o equilíbrio entre a alimentação e o controle do peso é o que 10 entre 10 pessoas que brigam com a balança desejam. Uma alternativa que surge para promover as pazes com a comida e, consequentemente, com o peso, recebe o nome de Midful Eating (Alimentação Consciente). Trata-se de uma ferramenta cientificamente comprovada que ajuda a melhorar a relação com a alimentação e com o próprio corpo.

Uma referência neste assunto é Fabiana Véras, instrutora de Mindful Eating (através do protocolo MBSE / Eat For Life – EUA). Residente em Lisboa - Portugal, ela é certificada pelo Centro Brasileiro de Mindful Eating e terapeuta na área de Alimentação Holística pelo Instituto de Medicina Tradicional em Lisboa, com atuação em Portugal, Brasil e Angola. Fabiana estará em Natal entre o final deste mês e início do próximo para realizar workshops sobre o assunto. Ela também levará os eventos a João Pessoa, Recife, Campos de Jordão-SP e Rio de Janeiro.

Os workshops são direcionados a interessados em conhecer mais sobre alimentação consciente e para estudantes e profissionais da área de saúde (nutricionistas, endocrinologistas, educadores físicos, psicólogos). “A filosofia desta ferramenta é promover um caminho sustentável para controle do peso através do autoconhecimento sobre a relação entre comida e corpo”, explica Fabiana. Ela fará os eventos tanto em instituições de ensino superior, quanto para o público em geral.

De acordo com o Ministério da Saúde 18,9% da população acima de 18 anos das capitais brasileiras é obesa. O porcentual é 60,2% maior que o obtido na primeira vez em que a pesquisa foi realizada, em 2006. Naquele ano, 11,8% dos entrevistados estavam com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 30. Não é à toa que a obesidade é tratada como uma epidemia.

“Para se livrar dos quilos a mais, muita gente apela para dietas restritivas que ao final, além de não promover o equilíbrio esperado, ainda trazem de volta os quilos perdidos acompanhados de outros extras. O que acaba alimentando ainda mais o ciclo vicioso do chamado efeito sanfona – engordar e emagrecer. Eu mesma já vivi isso e, com a experiência do autoconhecimento pelo Mindful Eating, me libertei”, relata.

O processo se fundamenta na consciência alimentar baseada no mindfulness (meditação de atenção plena), que ensina como ficar atento aos pensamentos, sensações físicas e emoções que estão presentes no ato de comer, sem agir no piloto automático. “Através do Mindful Eating, aprendemos a fazer as melhores escolhas alimentares, com base na sabedoria interna. Neste protocolo não existe alimento proibido, mas sim, o prazer que é libertado quando se está presente de forma consciente a cada mordida”, esclarece a especialista. Fabiana defende que não há maneira certa ou errada de comer, mas diferentes graus de consciência que cercam a experiência com os alimentos.

Agenda de whorkshops para o público em geral:

27/04 - 14h às 16h - Local: Magias da Terra (Pium)

28/04 - 8h às 12h - Local: Hotel Maine

30/04 - 17h às 20h – Local: Ali Minimarket

04/05 - 8h30 às 12h – Local: Projeto “Do Eu para o Mundo” - Espaço Dhyana

04/05 - 15h às 18h – Local: Cozinha Ecológica

09/05 - 19h às 22h – Local: Koru Brasil

13/05 - 19h às 22h – Local: Michelle Tour

14/05 – 19h às 22h – Local: Michelle Tour

Informações e inscrições: (84) 99889-2222 / mindfuleating.fabianaveras@gmail.com
Por assessoria de imprensa
Foto relacionada à divulgação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template