acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Encontro do Mais Médicos no RN fortalece alinhamento de trabalho com os novos profissionais


O Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Rio Grande do Norte (NEMS/RN), sediou, nessa segunda-feira (25), a reunião de alinhamento do 17º Ciclo do Programa Mais Médicos no estado, com a finalidade de articular as funções de trabalhos referentes ao programa com os gestores e os novos médicos.

No encontro, realizado no auditório do Núcleo, em Natal, estiveram presentes representantes da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), do Ministério da Saúde; da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN);  Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP),  além das profissionais de Referências Descentralizadas do Ministério da Saúde, Isabel Cristina Brandão e Eliene Bonfim; dos médicos, dos gestores de saúde dos municípios participantes e supervisores do programa.

Referência Centralizada do Mais Médicos no estado, Sônia Zanelato, da SGTES/MS,  conduziu os trabalhos do seminário e reforçou a seriedade dos procedimentos desenvolvidos pelo programa que proporciona a atenção básica de saúde levando médicos aos locais menos desenvolvidos do país. “Esta reunião de alinhamento serve para que vocês entendam a complexidade do programa e para entender é necessário esse diálogo.” E completa: “Nós levamos médicos onde não tem. O povo brasileiro hoje conhece o programa, sabe da necessidade e valoriza este trabalho.”

O coordenador-geral substituto do NEMS/RN, Flávio Carneiro, deu às boas vindas aos participantes e comentou sobre a importância do alinhamento no sentido de aproximação e fortalecimento das bases do SUS. “A intenção é justamente aproximar os elos e as bases. O programa é extenso, o maior atualmente no Ministério da Saúde e de grande complexidade.”

Em Natal foram ministradas duas reuniões durante todo o dia, com médicos e gestores da capital e região metropolitana. O edital aberto em dezembro de 2018, preencheu todas as vagas existentes no Rio Grande do Norte. Os médicos aprovados já se apresentaram e iniciaram o trabalho nos municípios inscritos.

Ainda nesta semana, no interior do estado, as cidades de Mossoró (Ufersa, terça, 26), Pau dos Ferros (UERN, quarta, 27) e Currais Novos (quinta, 28, IFRN) também sediarão o mesmo seminário de alinhamento de trabalho com os médicos e gestores das respectivas regiões.

O Programa Mais Médicos para o Brasil tem a finalidade de fortalecer a Atenção Básica de Saúde para a população brasileira e melhorar, assim, o funcionamento e usabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS). [Por Comunicação do Ministério da Saúde no RN]
Foto relacionada à publicação/Renata Leite Duarte
©2019 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template