acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 2 de outubro de 2018

Interiorização de venezuelanos chega ao RN nesta quarta com destino a Caicó

Nesta quarta-feira (3/10), o Boeing 767 da Força Aérea Brasileira (FAB) com os venezuelanos decola por volta das 8h (horário local) do aeroporto de Boa Vista (RR). A aeronave deve chegar ao Rio Grande do Norte às 12h50 e 60 venezuelanos seguem de ônibus para o abrigo Aldeias Infantis SOS, em Caicó, segundo informa a assessoria de comunicação da Casa Civil. Em Natal, representantes do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde (NEMS/RN) participarão da operação de acolhida aos  venezuelanos.

De acordo com a Ascom da Casa Civil, já totalizam 2.451 venezuelanos levados a outros estados e nesta quarta serão transferidas 123 pessoas, com destinos a Caicó (RN), Rio de Janeiro (RJ), Guarulhos (SP) e Brasília (DF).

Após Natal, o Boeing da FAB segue para o Rio de Janeiro, onde chega às 18h. Lá desembarcam cinco venezuelanos para abrigo da Cáritas e 11 para o abrigo Aldeias Infantis SOS. Em aeronave menor, 40 venezuelanos serão levados a São Paulo, com previsão de chegada para as 20h. Eles seguem para o abrigo Junta de Missões Nacionais (14); para abrigo mantido pela Acnur (Agência da ONU para Refugiados), num total de 12 pessoas; e para o CTA Butantã (14 mulheres).

Por fim, às 21h30, desembarcam sete venezuelanos em Brasília para reunificação familiar (quando já possuem família na cidade e não dependem de auxílio de abrigos para se integrar à sociedade local).

A interiorização busca ajudar os solicitantes de refúgio e de residência a encontrar melhores condições de vida em outros Estados brasileiros. Todos aceitam, voluntariamente, participar do programa e são vacinados, submetidos a exame de saúde e regularizados no Brasil - inclusive com CPF e carteira de trabalho.

A iniciativa conta com apoio da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), da Agência da ONU para as Migrações (OIM), do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Para aderir à interiorização, o ACNUR identifica os venezuelanos interessados em participar e cruza informações com as vagas disponíveis e o perfil dos abrigos participantes. A agência assegura que os indivíduos estejam devidamente documentados e providencia melhoras de infraestrutura nos locais de acolhida. A OIM atua na orientação e informação prévia ao embarque, garantindo que as pessoas possam tomar uma decisão informada e consentida, sempre de forma voluntária, além de realizar o acompanhamento durante todo o transporte.

O UNFPA promove diálogos com mulheres e pessoas LGBTI para que se sintam mais fortalecidas neste processo, além de trabalhar diretamente com a rede de proteção de direitos nas cidades destino com o objetivo de fortalecer a capacidade institucional. Já o PNUD trabalha na conscientização do setor privado para a absorção da mão de obra refugiada.

Reuniões prévias do governo e da ONU com autoridades locais e coordenação dos abrigos definem detalhes sobre atendimento de saúde, matrícula de crianças em escolas, ensino da Língua Portuguesa e cursos profissionalizantes.

O Ministério da Saúde (MS), através das secretarias de Saúde de Boa Vista e de Roraima, fizeram todo um trabalho prévio de vacinação das famílias contra a febre amarela e tríplice viral. A recomendação é que os imigrantes estejam vacinados com 14 dias de antecedência ao dia do embarque, além disso serão feitas avaliações clínicas na véspera da viagem. [com informações do MS e da Assessoria de Comunicação da Casa Civil/Presidência da República]
Foto reproduzida da internet/vista parcial de Caicó, Sertão do RN, distante 280 km da capital.
©2018 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template