acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 28 de agosto de 2018

Visibilidade Lésbica em Pauta na UFRN nesta quinta-feira

Em nossa sociedade as mulheres são silenciadas e violentadas no espaço público e privado cotidianamente. Por essa razão, o Tirésias [Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Diversidade Sexual, Gênero e Direitos Humanos] compreende que é imprescindível a existência de fóruns e instrumentos que resgatem a memória da resistência diária das mulheres lésbicas.

Historicamente as mulheres lésbicas foram/são invisibilizadas no movimento LGBT, mesmo quando também protagonizaram importantes momentos de luta - como a resistência em Stonewall. No que concerne à saúde, as muitas especificidades dessa população ainda não são reconhecidas no desenho das políticas e nos atendimentos que acionam. Somando-se ainda ao machismo e a misoginia, a lesbofobia assume então um caráter estrutural nos enfrentamentos que essas mulheres têm todos os dias.

Partindo de tais avaliações, o movimento de mulheres lésbicas, reunidas no 1º Seminário Nacional de Lésbicas – SENALE, atualmente chamado Seminário Nacional de Lésbicas e Mulheres Bissexuais - SENALESBI, estabeleceu o dia 29 de agosto como o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica. Nessa data, portanto, os diferentes movimentos de mulheres lésbicas e bissexuais se reúnem para tratar das questões e experiências que conformam a lesbianidade – hoje e no passado - no Brasil.

Debate

Nesse sentido, no dia 30/08, em alusão ao Dia da Nacional da Visibilidade Lésbica, o Tirésias se soma a essas articulações e realiza o “Visibilidade Lésbica em Pauta”. Um momento de partilha, debate e reconhecimento com o intuito de fortalecer e dar visibilidade à luta das mulheres lésbicas nessa conjuntura adversa. O encontro ocorrerá, a partir das 18:30, no Auditório I da Gestão de Políticas Públicas, no andar térreo do CCHLA, campus central da UFRN.

Debatedoras:

Karla Costa é pedagoga e gestora pública, também compõe o Grupo de Articulação de Lésbicas do RN (GAL) e atua como coordenadora regional da Articulação Brasileira de Lésbicas (ABL).

Suzanne Freire é cientista social e ativista lésbica.

Paula Barreto é publicitária, cantora e compositora do Sapagode (SPGD).

Vamos juntxs?

Link do evento: https://bit.ly/2w3yB7i
Núcleo Interdisciplinar Tirésias
UFRN - CCHLA/(84) 3215-3433
Imagem relacionada à divulgação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template