acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

MS é destaque como parceiro no evento dos 40 anos da FUNPEC/UFRN

Na última quarta-feira (22/08), a Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (FUNPEC), vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realizou um workshop em comemoração aos seus 40 anos de atividades. O evento recebeu instituições como o Ministério da Saúde (MS), representado, a convite, pelo Núcleo Estadual (NEMS/RN), e o SEBRAE/RN, que atuam como principais parceiros da Fundação ao longo desses anos.

A programação teve início às 8h, com apresentação cultural, no auditório da Reitoria, seguida das apresentações de painéis com destaque para a história da FUNPEC e dos projetos que a Fundação desenvolve a partir das parcerias, destacando a UFRN com o Ministério da Saúde. O diretor da FUNPEC, Prof. André Maitelli falou sobre as diferentes áreas de atuação da instituição, caracterizando a tecnologia, educação e saúde como principais fontes de investimento dos projetos realizados e em andamento, entre as parcerias com o Ministério da Saúde que utiliza softwares para promover suas ações. “Um exemplo disso, é o atual projeto de Resposta Rápida à Sífilis que possui o maior orçamento da Fundação, atualmente”, disse.

Na sequência da programação, o ‘Projeto de Resposta Rápida à Sífilis nas Redes de Atenção’ foi mencionado na apresentação através da representante do Ministério da Saúde, enfermeira Thaísa Santos Lima, doutora em Relações Internacionais da Saúde e que atualmente está cedida ao Hospital Onofre Lopes (HUOL/UFRN), com atuação no Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), na Cooperação Técnica Internacional em Saúde. Nesse aspecto, ela afirma que a parceria promove um bem coletivo e a aposta do Ministério da Saúde na FUNPEC e UFRN é alta, visto que em projetos anteriores os resultados foram excelentes. Outros programas fruto dessa parceria, como atuação na Atenção Básica e a plataforma de educação à distância AVASUS, também foram apontados como referência.

Ainda na sua apresentação, Thaísa evidenciou a cooperação das instituições, afirmando que “para nós essa relação é uma referência nacional” e acrescenta que atualmente a UFRN atua cooperativamente em quase todas as secretarias do Ministério da Saúde. “Graças a esse apoio técnico junto da FUNPEC, é possível oferecer respostas em saúde cada vez mais rápidas para a população”, conclui.

Também participaram da mesa, o vice-diretor da FUNPEC/UFRN, Prof. João Emanoel de Oliveira, e os pró-reitores da UFRN, Prof. Gumercindo Fernandes de Amorim Filho e o Prof. Jorge Dantas de Melo, respectivamente, titular e adjunto da Pró-Reitoria de Planejamento.
Nucom/Nems-RN
Fotos: Renata Duarte
©2018 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template