acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Maternidade Januário Cicco finaliza reforma do Centro Obstétrico


Foram investidos 485 mil reais na reforma do centro que chega a receber cerca de 180 mulheres por mês

Na próxima segunda-feira, dia 13 de agosto, às 9h, a Maternidade Escola Januário Cicco, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC-UFRN), vinculada à Rede Ebserh, irá inaugurar o seu novo Centro Obstétrico.

Ao todo foram investidos cerca de 485 mil reais, oriundos de repasses provenientes do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF). O contrato de reforma assinado em março deste ano, tinha uma previsibilidade de conclusão da obra para setembro, mas diante da necessidade de conclusão e do empenho operacional foi possível antecipar a conclusão da obra.

“A reforma no local possibilitou a adequação da estrutura física às normas previstas pelo Ministério da Saúde, as salas foram modernizadas, melhorando as condições dos atendimentos que são ofertados às pacientes”, afirma o superintendente da MEJC Luiz Murillo Lopes de Britto.

O Centro Obstétrico da maternidade terá capacidade para 08 pacientes, distribuídas em 02 salas de pré-parto, 02 salas de partos e 01 posto de enfermagem e 01 sala de métodos não farmacológicos para alívio da dor. Além disso, a estrutura física foi adequada para garantir acessibilidade a pessoas com deficiência e dificuldades de locomoção.

O projeto contemplou também as novas instalações elétricas e hidrossanitárias, sendo esta dotada de sistema de aquecimento de água sem riscos de choque elétrico ao usuário e com uma maior eficiência e economia, como também a implantação da banheira de hidromassagem, possibilitando a aplicabilidade de técnicas que reduzem a sensação dolorosa e de peso durante o parto.

Segundo a gerente de atenção à saúde da MEJC, Maria da Guia de Medeiros, a intenção é oferecer o máximo de conforto para a gestante, um bom acolhimento, respeitando a sua vontade. “A pessoa que recebe atendimento médico está em uma situação vulnerável e é o momento em que ela tem que ser melhor acolhida. Todo esse esforço é para que o trabalho de parto seja mais tranquilo e confortável”, comenta.

As diretrizes do Ministério da Saúde sobre parto humanizado foram lançadas em março de 2017. A publicação é baseada em evidências científicas e prevê que toda mulher tem direito a definir um plano de parto, com informações como local onde será realizado, orientações e benefícios do parto normal.

Certificada pelos Ministérios da Educação e da Saúde, a Maternidade é centro de formação de recursos humanos, de pesquisas e de extensão. Inserida 100% no Sistema Único de Saúde (SUS), é referência na gestação de alto risco, em cirurgias e endoscopia ginecológicas, na reprodução assistida e nos ambulatórios especializados de ginecologia.
João Pedrosa
Relações Públicas
Maternidade Escola Januário Cicco
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template