acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sexta-feira, 20 de julho de 2018

Universidade busca apoio do Ministério da Saúde para viabilizar projetos de atendimento à população


O apoio do Ministério da Saúde aos projetos do Instituto de Medicina Tropical (IMT) e do Núcleo de Genômica para diagnóstico molecular de doenças raras foi o tema de reunião, na tarde desta quinta-feira, 20, na sede do Ministério da Saúde (MS), em Brasília, do secretário Nacional de Atenção à Saúde (SAS/MS), Francisco de Assis Figueiredo, e o vice-reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo. Na ocasião, o Secretário informou que o Ministério vai avaliar as demandas da UFRN até a próxima semana, de acordo com os encaminhamentos definidos anteriormente com o ministro da Saúde, Gilberto Occhi. 

Instituto de Medicina Tropical

Primeiro do Nordeste, o Instituto de Medicina Tropical foi criado em 2014 como um espaço destinado ao ensino e pesquisa de doenças endêmicas infecciosas e infectocontagiosas, características de clima tropical. Atualmente, o IMT/UFRN está localizado no anel viário do campus da UFRN, próximo ao Centro de Biociências (CB), mas uma nova unidade do Instituto está em fase de conclusão, com inauguração prevista para até o fim do ano, localizada ao lado do Hospital Giselda Trigueiro. Prestes a completar seu primeiro qüinqüênio de criação, as parcerias com instituições brasileiras e internacionais, entre elas a Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Ceará (UFC), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), University of Virginia, University of Iowa, Weill Cornell Medical College, Cambrigde University e Western Austrália, consolidaram o IMT como referência na nossa região.

Núcleio de Genômico

Já o Núcleo de Genômica (NUGEN) do Laboratório de Biologia Molecular e Genômica (LBMG) é uma unidade mais recente. Criada em 2017, é um projeto de extensão vinculado ao Centro de Biociências, com a oferta de serviços de seqüenciamento nucleotídico e análise de expressão gênica, com um potencial significativo no atendimento à população por meio da oferta de serviços voltados ao diagnóstico e aconselhamento genético de pacientes. Esse estudo do genoma humano vêm possibilitando o diagnóstico de um número crescente de doenças, possibilitando uma melhor investigação a respeito de aspectos genéticos de doenças hereditárias e multifatoriais, como o câncer. [ASCOM–Reitoria/UFRN]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template