acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 24 de maio de 2018

Hospital promove V Semana da Enfermagem


Maior hospital pediátrico do RN, o Maria Alice Fernandes, localizado no Parque dos Coqueiros, em Natal, realiza até o dia 25 de maio a V Semana da Enfermagem. Na programação, sempre na parte da manhã, no auditório da unidade, atividades que promovem a capacitação dos profissionais e também propiciam momentos de lazer e integração para sua equipe.

Nesta edição, os temas abordados serão Protocolo de coleta, Acesso venoso em pediatria: punção, manejo e complicações; Qualidade na prestação do serviço hospitalar e, encerrando com chave de ouro, o último tema irá abordar a bem sucedida Campanha Adorno Zero, que combate o uso de brincos, anéis, pulseiras, aliança, relógios de uso pessoal, colores, broches, piercings, gravatas, entre outros, para combater a disseminação hospitalar tanto no ambiente de trabalho quanto na própria residência dos servidores.
A campanha segue a NR 32, norma regulamentadora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que determina que todo trabalhador do serviço de saúde, exposto a agente biológico, independentemente de sua função, deve evitar o uso de adornos no ambiente de trabalho. A campanha vem sendo realizada em alguns hospitais universitários federais do país, contando inclusive com o apoio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

Pioneirismo

O Hospital Maria Alice Fernandes é a unica unidade na rede pública do País a dispor de uma Unidade de Dependentes de Ventilação Mecânica (UDVM), que conta com uma equipe de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e técnicos de enfermagem se revezando nas 24 horas para prestar uma assistência de alta complexidade de primeira qualidade a pequenos pacientes que não conseguem viver sem a ajuda do respirador mecânico. A UDVM foi criada há 3 anos para desafogar e dar rotatividade à Unidade de Terapia Intensiva do hospital. Antes, boa parte dos dez leitos da UTI pediátrica do Maria Alice era ocupada por crônicos. Sem perspectivas de alta, as crianças ficavam em vagas que poderiam ser destinadas a pacientes agudos.

Situado na Zona Norte de Natal, o Hospital Maria Alice Fernandes é uma unidade de médio porte, referência em pediatria no Estado do Rio Grande do Norte. Disponibiliza serviços de Cirurgia Pediátrica e atendimento de Pronto Socorro regulado e uma Unidade de Cuidados Prolongados.

A instituição presta atendimento de urgência e emergência a crianças e pré-adolescentes, correspondendo à faixa etária de 0 a 14 anos.    É unidade de porta referenciada, ou seja, chegam a sua "porta" as crianças que já passaram por um posto de saúde ou por outro hospital e que o médico, ao avaliar a gravidade do caso, constatou a necessidade de um atendimento de urgência de alta complexidade.

V Semana de Enfermagem

24/5
8h30 – Aula de Dança
9h  - Práticas Interativas
10h – Lanche
10h30 – Yoca

25/5
8h30 – Ginástica Laboral
9h – SSVV (sinais vitais) e Controle Hídrico
10h – Lanche
10h30 – Campanha Adorno Zero
Assessoria de Comunicação/Sesap
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template