acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 22 de março de 2018

Dia Mundial da Água: nutricionista lista benefícios para saúde e importância da hidratação constante


Quem nunca ouviu falar que beber dois litros de água por dia faz bem à saúde e à beleza? Mas será que essa quantidade é a necessária para todo mundo? Em homenagem ao Dia Mundial da Água, comemorado nesta quinta-feira (22), a nutricionista da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Mychelle Kytchia, traz dicas e orienta como fazer uso desse líquido tão importante para o funcionamento do nosso corpo.

De acordo com Mychelle Kytchia a água representa cerca de 60% do peso total do corpo de um indivíduo adulto e quase 80% do corpo de uma criança. “Além de compor nossas células, está relacionada com praticamente todas as reações do nosso corpo. Por isso é uma substância essencial para a manutenção da beleza corporal e para o bom funcionamento do organismo. No entanto, muita gente não sabe qual deve ser a quantidade correta de água a ser ingerida diariamente. É um cálculo que deve ser personalizado para que não aconteçam excessos, que podem trazer danos a saúde”, alerta.

Existem exames que baseados em vários fatores como idade, peso, nível de atividade física, clima, alimentação, função renal e grau de hidratação podem determinar qual a quantidade certa de água a ser consumida. No entanto, Mychelle Kytchia explica que se pode fazer um cálculo simples para saber o seu consumo diário, “se estiver saudável, um adulto pode administrar 35 ml de água por quilo de peso, ou seja [35 (ml) x Peso (Kg)]. Por exemplo, um indivíduo de 80 kg deveria ingerir 2800 ml de água pura por dia”, ensina. No entanto, esse cálculo não pode ser utilizado por pessoas que sofrem com problemas de saúde e que tenham uma dieta restritiva para o consumo de água. Na dúvida deve-se pedir orientação ao profissional que faz o acompanhamento clínico do paciente.

A nutricionista ressalta que mesmo a recomendação sendo alta para algumas pessoas, elas podem administrar esta água de forma especial. Podem adicionar frutas, raízes para dar um sabor diferenciado, como também contribuir para a saúde. “Muitas pessoas têm dificuldade em consumir água natural, uma solução é adicionar frutas cortadas, raízes como o gengibre (atividade antiinflamatória), ou folhas de ervas como hortelã (atividade digestiva) para dar um sabor especial e agregar valor nutricional. Pessoas com diabetes podem adicionar na água rodelas de batata yacon, pau de canela, pois os estudos mostram que eles ajudam a equilibrar a glicose do organismo” ressalta a nutricionista. Outra coisa que devemos ter cuidado é com a ingestão de água junto às refeições, o ideal é que ocorra no mínimo 30 minutos antes e/ou 2 horas depois, para não prejudicar o pH do estômago que precisa ser ácido para otimizar o processo digestivo. 

Vale destacar ainda que a quantidade de água a ser ingerida por uma pessoa deve ser mensurada em consonância com as atividades que pratica, além do seu estado de saúde, e também com fatores como o clima. Em dias com muito calor se deve beber mais água, o que também é válido para pessoas que realizam atividades físicas, pois perde-se muita água pelo suor. “Quando o indivíduo vai fazer atividade física deve se pesar antes e depois do treino, pois se perder “peso”, isto pode sinalizar que perdeu água. Principalmente em exercícios de longa duração, como “Triatlon”... o indivíduo não pode deixar de estimular a hidratação, pois a desidratação pode provocar a morte de muitos competidores” enfatiza a nutricionista.

“Não precisamos ficar com sede para tomarmos água, o ideal é não chegarmos a esse estado que indica desidratação, pois a água é imprenscindível para que o nosso organismo funcione de forma saudável, por isso a necessidade de reposição frequente e de forma fracionada do líquido. Alguns sintomas podem ser observados quando nosso corpo fica sem água, além da sede, a boca fica seca, os lábios rachados e a urina mais escura. A urina é um dos mais evidentes sintomas, sendo essencial que ela esteja clara ao longo do dia” orienta Mychelle Kytchia.

Além de todos os benefícios que a água proporciona para manutenção saudável do organismo, ela é uma poderosa arma para a beleza. A água hidrata a pele, disfarça as rugas, deixa unhas e cabelos com mais vigor e brilho, ajuda a emagrecer e desintoxicar, pois otimiza o funcionamento do organismo, melhorando até a prisão de ventre, e como consequência desta eliminação de toxinas, propicia o rejuvenescimento. “Por isso vamos levar nossas garrafinhas de água (garrafas de vidro, pois o plástico tem substâncias maléficas para a saúde – assunto de outro post) para onde formos e assim nos habituaremos a consumir esse importante componente do nosso organismo. “Tim Tim”, um brinde a saúde!”. [Ascom/Sesap]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template