acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Ano novo, novo emprego: saiba como se destacar em uma seleção de vaga

Em um mercado de trabalho competitivo e enxuto, a apresentação pessoal é imprescindível para garantir uma vaga de emprego. Esta primeira impressão não é dada pelo indivíduo, mas pelo currículo – que não pode ser apenas um papel com uma lista de informações avulsas. Ele é o principal elemento para convencer um selecionador, em alguns segundos, que o candidato é interessante à vaga, explica Gabriela Saldanha, coordenadora do curso de Gestão de Recursos Humanos da Estácio Alexandrino.

Segundo a especialista, quem procura emprego precisa ter grande preocupação com a imagem que transmite. Cuidados como, deixar claro o objetivo profissional, não usar abreviações, apelidos, não cometer erros de português, entre outros, são algumas dicas que a especialista elenca como importantes. “Os currículos devem ser personalizadas para cada empresa e cargo pretendido. Não é correto pegar um modelo pronto na internet e sair distribuindo aleatoriamente. A adaptação é necessária, pois cada vaga possui um perfil diferente. E aí o que conta não é quantidade, mas qualidade”, explica Gabriella.

Uma vez chamado para uma entrevista, o candidato deve prestar atenção a outros itens fundamentais para se destacar numa seleção: procure conhecer a empresa antes da entrevista, não se atrase, mostre segurança ao falar e observe o tipo de vestimenta mais adequada para a ocasião, elenca a professora. Postura, uma boa apresentação e postura corporal adequada também contam pontos. “No dia seguinte à entrevista é de bom tom enviar email agradecendo pela oportunidade e deve ser modo voltar a ser lembrado”, aconselha.

COMPORTAMENTO ONLINE
Saldanha fala ainda sobre a importância do candidato em manter uma boa reputação profissional online, pois o uso inadequado das mídias sociais pode dificultar a tarefa de conseguir um emprego. “Hoje qualquer profissional de Recursos Humanos tem como buscar um nome nas redes sociais. Inclusive, empresas e recrutadores já incluem em seus processos a observação dos perfis na hora de selecionar profissionais para as vagas de emprego.”


Neste quesito, cautela é a palavra-chave. “Deve-se evitar o excesso de exposição nessas mídias e buscar ser cauteloso na hora de postar fotos e fazer comentários, para não acabar passando uma impressão negativa”, expõe.  Mas apesar do cuidado, as redes não devem ser encaradas como fonte de pontos negativos, uma vez que também podem ser usadas para construção do networking e demonstrar o domínio sobre determinados temas. “Hoje as redes sociais são uma verdadeira vitrine e o conteúdo das postagens pode ser visualizado como uma extensão do currículo”. [por assessoria de imprensa]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template