acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Evento discute sobrevivência do ensino superior gratuito e manutenção do sistema nacional de pesquisa

TRÍADE DE PESQUISADORES DA UFRN REALIZA EXPLANAÇÃO NO DIA C DA CIÊNCIA EM NATAL

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) celebra o Dia C da Ciência no próximo dia 25 de outubro com a explanação A conscientização e o apoio da sociedade são decisivos para a sobrevivência do ensino superior gratuito e de qualidade, e manutenção de um sistema nacional de pesquisa e inovação. Conduzida pelos educadores João Emanuel Evangelista de Oliveira, Jorge Tarcísio da Rocha Falcão e Maria do Livramento Miranda Clementino, o debate transcorre no Palco da Vila da Cultura, na Praça Cívica do Campus Central, a partir das 17h.

Segundo João Emanuel, o objetivo da explanação é suscitar a discussão sobre as conseqüências negativas da redução do investimento público na ciência, bem como enfatizar o prejuízo que a sociedade tem quando o financiamento para as atividades das universidades públicas passa por redução. Atualmente pró-reitor de Planejamento da UFRN, ele identifica que a tendência de cortes afeta diretamente a economia do estado. “Na medida em que temos menos investimento em obras, o setor de construção civil é abalado. Quando precisamos diminuir contratos de segurança e para limpeza, trabalhadores perdem seus empregos. As conseqüências negativas são abrangentes”, relatou.

O Dia C da Ciência é uma iniciativa das universidades, dos centros e institutos tecnológicos que desenvolvem pesquisa, para sensibilizar e informar a população que, além de formar recursos humanos qualificados, essas instituições são responsáveis pela produção de aproximadamente 90% do conhecimento científico brasileiro. Segundo Jorge Falcão, o Dia C da Ciência é relevante já que desperta para a “conscientização e o apoio da sociedade para o tema, dois aspectos decisivos para a sobrevivência do ensino superior gratuito e de qualidade, importantes também para a manutenção do financiamento público, sobretudo em áreas como ciência e tecnologia”.

Jorge Falcão, que também é pró-reitor de Pesquisa da UFRN, destacou que a proposição do Dia C da Ciência é uma iniciativa do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino e do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP). A expectativa é que o Dia C da Ciência passe a ser realizado anualmente, sempre no período da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que neste ano acontece entre os dias 23 e 29 de outubro, com o tema “A matemática está em tudo”. [Com ASCOM – Reitoria/UFRN]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template