acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 20 de junho de 2017

Inaugurada a Rede Giga Metropole em escolas públicas do RN

UFRN e Governo do Estado inauguram Rede Giga Metropole

Trezentas e cinquenta e duas escolas públicas de Natal, Parnamirim, Macaíba e São Gonçalo do Amarante se beneficiam com a Rede Giga Metrópole, projeto de internet banda larga instalado pelo Instituto Metrópole Digital (IMD) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em parceria com o Governo do Estado.

A entrega oficial dos 260 km de fibra ótica implantados pelo Ponto de Presença da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (PoP-RN/UFRN) nos quatro municípios, e de equipamentos nas unidades escolares foi feita no final da manhã desta segunda-feira, 19, pelo governador Robinson de Farias, reitora Angela Maria Paiva Cruz, e o representante dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e da Educação (MEC), Nelson Simões.

“Esse é mais um dos projetos que evidenciam a interação da UFRN com a sociedade potiguar”, disse a reitora. Para Angela Paiva “precisa-se expandir essa infraestrutura porque tecnologia da informação e comunicação é indispensável à qualidade do ensino e da gestão escolar pública norte-rio-grandense”.

Rede Giga e o PoP-RN

Idealizado em 2012 pelo IMD/UFRN, o projeto recebeu 19 milhões do MEC para a infraestrutura, manutenção da rede e capacitação de pessoal. No âmbito privado, as parcerias com a COSERN garantem o uso de postes, e com a Interjato o monitoramento da cabeação, para fins de manutenção.

Desde a elaboração do projeto a Rede Giga Metrópole conta com a colaboração da equipe do PoP-RN da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) de Natal, em funcionamento no Centro de Convivência da UFRN. O Ponto de Presença da RNP coordena e opera serviços de Internet para as instituições acadêmicas e de pesquisa no Rio Grande do Norte, seja ele de necessidade operacional da rede (Internet a nível acadêmico), seja de demanda de conectividade, de informação ao usuário de Estado. [Sirleide Pereira – Ascom-Reitoria/UFRN]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template