acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 9 de março de 2017

Maternidade Escola Januário Cicco lança o programa “Maternidade Amiga do Pai”

Iniciativa busca acolher o pai para que haja um maior vínculo afetivo entre mãe, pai e filho

A Maternidade Escola Januário Cicco, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC), lançou na manhã dessa quarta (08), o Programa “Maternidade Amiga do Pai”, cujo intuito é gerar vínculos afetivos na qualidade de vida da família, e relevar a importância da presença do pai no campo de prevenção e da promoção à saúde.

O Anfiteatro Leide Morais, localizado no primeiro andar da Maternidade, foi palco da apresentação do Programa, que visa dar maior oportunidade ao homem e pai para estar presente na gestação desde o momento da gravidez, a fim de beneficiar o pai, a gestante e o recém-nascido.

A Gerente de Atenção à Saúde da Maternidade Escola Januário Cicco, Maria Da Guia de Medeiros Garcia, esclarece que o projeto é bastante desafiador e que as dificuldades não podem interferir na fundamental presença do pai durante a gestação. “Nós sabemos que há obstáculos no acolhimento desse homem, seja na assistência ao parto, seja como acompanhante dessa mulher. A nossa Instituição reconhece isso temos pensado em como melhorar isso, para que haja melhor acompanhamento do pai durante o período de internação, o parto e o puerpério”, explica.

A Maternidade já tem projetos parecidos, como a “Amiga da Mãe”, “Amiga do Peito, “Amiga do Bebê e agora a “Amiga do Pai” trará o homem para mais próximo do recém-nascido, tornando um vínculo mais precoce, e desta forma, ajudando a mulher.

Maria Da Guia ainda clarifica que o investimento desse Programa não está sendo feito por causa da Lei do Acompanhamento no Parto, em vigor desde 2005 – a qual obriga que seja permitida um acompanhante no trabalho de parto, durante o parto e no pós-parto imediato (até 10 dias após o parto).

“Nós já obedecemos essa Lei. No entanto, sempre demos preferência à uma figura feminina nesse acompanhamento. Na “Maternidade Amiga do Pai”, falamos de algo que é superior à Lei: a paternidade. O programa trará um conjunto de atividades, no dia a dia da MEJC, que objetivam tornar o vínculo paterno maior logo no início da gestação. A Paternidade é um legado para o resto da vida.”, acrescenta.

EBSERH
A Maternidade Escola Januário Cicco está vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O intuito, em parceria com as universidades, éaperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), o qual contempla ações nas 50 unidades existentes no país.
Comunicação/MEJC
Fotos relacionadas à divulgação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template