acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Empresa no RN intensifica investimentos e destaca a importância da topografia

Progel intensifica investimentos em topografia

O serviço pode até ser negligenciado por alguns, mas para a construção, principalmente o segmento voltado à indústria, a topografia é uma grande aliada. O levantamento topográfico deve estar presente desde a etapa que antecede a obra, acompanhando todo o seu desenvolvimento, até a conclusão do projeto, visando evitar prejuízos financeiros e estruturais. Atenta a essas necessidades e à realidade do mercado, a Progel investe no serviço que contribui também para minimizar os riscos em um empreendimento.

O engenheiro civil e topógrafo, José Wellington, que faz parte da empresa, explica que, entre outras indicações, o levantamento topográfico é necessário para a legalização do terreno que irá sediar a obra e para a locação do empreendimento. É isso que vai possibilitar a precisão necessária, pois se uma construção é iniciada com irregularidade, muitas vezes, a falha não pode ser consertada. “Se locar uma obra errada, o erro vai se estender e, praticamente, não há como consertar um erro de locação”, explica o profissional.

Mas não é só nessa etapa que o serviço é importante. O correto, como explica José Wellington, é que a topografia seja realizada também ao final da obra, no momento em que é feito o as built, que é o levantamento do que foi construído, para saber se o produto final está de acordo com o projeto. “Basicamente, a topografia começa e termina com a obra”, resume.

Outro segmento em que a topografia é de suma importância é o petrolífero. Na área de extração do petróleo o levantamento topográfico serve para o monitoramento do solo, permitindo averiguar os impactos causados pela pressão decorrente da perfuração e extração do produto.

A mesma técnica é utilizada para a construção das barragens, já que a área que sedia esse tipo de reservatório não permite a previsão dos efeitos causados pelo acúmulo de água. “A barragem não tem a previsão daquela água ali. Quando aquele líquido acumula, o que acontece? Geralmente as casas que ficam próximas racham, porque não houve um acompanhamento da topografia, da altimetria da terra, para saber se ela estava subindo ou baixando em determinado ponto”, detalha José Wellington.

LEVANTAMENTO FACILITA REALIZAÇÃO DO CAR
O analista ambiental da Progel, Felipe Arrais, destaca a importância do levantamento topográfico também para as propriedades rurais. Ele lembra que para a realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) é necessário o georreferenciamento para a delimitação do imóvel. Tudo isso tem base na topografia.

A topografia também é aplicada no cálculo de volume de material a ser extraído (areia, argila, calcário), procedimento utilizado por pessoas que possuem imóveis próximos a rios e realizam a extração de areia. Tal procedimento permite prever os impactos ambientais. Segundo Felipe Arrais, a partir daí é possível informar ao órgão ambiental uma estimativa do que será extraído em determinado período, o nível de impacto e as medidas que serão adotadas futuramente.

Em resumo, a topografia é necessária desde a projeção de uma residência até um projeto de grande porte, locação e acompanhamento de obra, nivelamento geométrico, mapeamento de propriedades, cálculo de dados para instalação de torres de geração de energia eólica, locação para integração de redes elétricas para interligar a torre que gera energia eólica à companhia energética, conforme específica José Wellington. É a topografia que fornece os dados que irão subsidiar a execução de um projeto.

EQUIPE QUALIFICADA
Para realização do levantamento topográfico, a Progel possui profissionais capacitados, que além de atuarem na elaboração do projeto de topografia, acompanham todo o serviço, até monitoramento junto ao órgão ambiental, como informa Felipe Arrais.

Ele explica que o órgão ambiental só aceita o projeto se o mesmo possuir a Assinatura do Responsável Técnico (ART), por isso, a topografia só pode ser realizada por um profissional especializado, que assumirá a responsabilidade pelo serviço. [por assessoria de imprensa]
Foto relacionada à divulgação

©2017 www.AssessoRN.com | Publicidade Voluntária
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template