acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Universidade Federal (UFRN) adquire registro de marca oficial

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) recebeu neste mês a concessão de registro da sua marca oficial, após aprovação do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Esta é a quinta marca registrada pela instituição, sendo as outras quatro das áreas de Informática (PAIRG), Engenharia Elétrica (LACI), Biomedicina (LAPLIC) e Medicina (Mediarte). Válido por 10 anos, o registro pode ser renovado indefinidamente.

O coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica da UFRN (NIT), Aldayr Dantas de Araújo, explica que o registro de marcas é um tipo de propriedade intelectual que garante segurança jurídica aos seus detentores. Isso porque outras pessoas físicas ou jurídicas são legalmente impedidas de utilizar marca igual ou semelhante às demais registradas, como forma de assegurar a autenticidade e identidade visual de empresas, órgãos e departamentos públicos e privados.

“A marca da UFRN, por exemplo, tem força e reconhecimento pela credibilidade da universidade. Ter o seu domínio oficialmente é algo que devemos almejar para todas as marcas presentes na instituição”, ressalta Aldayr Dantas. Atualmente, existem 28 marcas de diversos setores da UFRN com registros em análise no INPI.

O professor esclarece que a preocupação com esse tipo de registro é um processo recente nas universidades, as quais, assim como pequenos empresários e comerciantes, despertam para a necessidade da propriedade intelectual de suas marcas. [Marina Gadelha–ASCOM– Reitoria/UFRN]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template