acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Direito ao Cinema debate liberdade de expressão e opressão nos dias atuais

“Ele está de volta”, filme deste sábado (28), levanta discussão sobre o radicalismo no atual quadro político nacional e internacional

O projeto Direito ao Cinema traz para sua sessão deste sábado (28), “Ele está de volta”, filme Alemão que discute o nazismo. A exibição, que acontece na Estácio Romualdo a partir das 9h, é aberto ao público e oferece certificado de quatro horas para alunos de outras instituições. Baseado no romance satírico do escritor alemão Timur Vermes, sobre Adolfo Hitler, o filme ganhou uma adaptação cinematográfica feita pelo diretor David Wnendt em 2015. Para debater o filme, após a sessão haverá uma mesa redonda comandada pelo delegado da Polícia Civil Fernando Alves, doutor em Direito Público e mestre em Ciência Política.

A história acontece em 2011 quando Adolfo Hitler acorda num terreno baldio em Berlim, sem saber o que aconteceu após o ano de 1945. Desabrigado e desamparado, Hitler interpreta tudo o que vê em 2011 a partir de uma perspectiva nazista e, apesar de todos reconhecê-lo, ninguém acredita que ele é o próprio, e sim um comediante. Como resultado, os seus vídeos violentos e furiosos tornam-se um enorme sucesso no YouTube, e ele alcança o estatuto de celebridade moderna como um artista. No final, o personagem usa sua popularidade para voltar à política.

Para a professora Maria Fernanda Cardoso, diante do quadro atual político do Brasil, discutir sobre radicalismo é fundamental.
“Precisamos estabelecer a diferença entre liberdade de expressão e opressão/discriminação. Esse filme também é uma oportunidade de dialogar sobre o fenômeno recente do renascimento do nazismo e do fascismo tanto na Europa quanto no Brasil”, afirma Maria Fernanda. [por assessoria de imprensa]


©2016 www.AssessoRN.com | Publicidade Voluntária
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template