acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Natal avança na proposta de Cidade Inteligente e Humana

Foto por assessoria/divulgação
Nesta segunda-feira, 28,  Natal recebe a visita técnica do Professor Doutor Álvaro de Oliveira, da Universidade Aalto Helsinki (Finlândia), que coordena a Rede de Human Smart Cities e é Presidente Emérito da Rede Europeia de Living Labs (EnoLL), que atende a convite da Prefeitura Municipal do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLA) e do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (COMCIT).

A visita do professor se insere dentro da decisão da Prefeitura do Natal de buscar na tecnologia as respostas aos problemas que a cidade enfrenta no seu crescimento diário. Nessa ótica, ainda em julho passado, por ocasião da realização do Campus Party (evento de Internet mais importante do mundo nas áreas de Inovação, Criatividade, Ciência, Empreendedorismo e Entretenimento Digital), em Recife, Natal aderiu à Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas, em parceria com o Instituto Metrópole Digital (IMD), da UFRN.

Programação

Na manhã da segunda-feira, 28,  o professor Álvaro de Oliveira visita, a partir das 9h, o  Instituto Metrópole Digital – IMD, da UFRN. À tarde, a partir das 16h, ele participa de  uma reunião no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, com a participação do prefeito Carlos Eduardo e instituições acadêmicas, empresariais e financeiras, além de representantes do Governo do Estado . O encontro será finalizado com a assinatura de um Convênio de Cooperação Técnica entre Prefeitura e a UFRN - "Natal Cidade Inteligente e Humana ".

Na terça-feira, 29, a partir das 8h30, o professor visita o Instituto Internacional de Neurociências, em Macaíba/RN, acompanhado do prefeito daquele município, Fernando Cunha. Ainda em Macaíba, vai ao Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ao Centro de Educação Científica - Escola Alfredo J. Monteverde, ao Centro de Pesquisa do IIN-ELS e ao Campus do Cérebro.  A partir das 14h30, já em Natal, tem reunião intitulada “Conhecendo os atores do sistema municipal de inovação” com o Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia - COMCIT e Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação - NAGI, no Auditório Joaquim Victor Holanda, na FIERN.

A agenda de Álvaro de Oliveira na quarta-feira, 30, prevê encontro com os prefeitos dos municípios da Região Metropolitana de Natal nas respectivas prefeituras: Jaime Calado, de São Gonçalo do Amarante, às 9h, e Maurício Marques, de Parnamirim, às 10h30. Das 14h às 17h30, encerrando a programação do professor, haverá visita aos ambientes de inovação da UFRN: Escola de Ciência e Tecnologia, Instituto Internacional de Física, Laboratório de Conforto Ambiental – LabCon, Instituto do Cérebro, e Laboratório de Inovações Tecnológicas em Saúde – LAIS/HUOL.

"A presença de uma autoridade como o professor Álvaro é importante, por nos dá um indicativo que Natal tem como se inserir no processo de Cidades Inteligentes e Humanas", explica  Irani Santos, diretora de Desenvolvimento Socioeconômico da Sempla. Segundo ela, o objetivo neste momento é " mostrar ao professor o Ecossistema de Inovação do município do Natal e Região Metropolitana, para análise de futuros investimentos".

Parceria


Irani Santos ressalta que dentro do conceito de Cidades Inteligentes e Humanas, a infraestrutura tecnológica é utilizada para transformar “em livre a circulação da informação”, através da utilização de “dados abertos” em prol de serviços municipais mais eficientes, seja no campo da segurança pública, saúde ou turismo. Para ela, a parceria com o IMD é bastante proveitosa, pois a Prefeitura não necessitou criar a infraestrutura tecnológica e ainda ganhou um parceiro que já desenvolvia "soluções tecnológicas voltadas à resolução de problemas sociais e urbanos".

Em Natal, além das Visitas Técnicas programadas, o professor Álvaro de Oliveira terá reuniões com os atores do Ecossistema de Inovação local. A  identificação desses atores e a forma como estes atuam em todo o processo de inovação permitirá uma análise de Living Labs , onde será possível extrair recomendações para que a prática dos Living Labs se configure no município como um caminho para a construção de uma sociedade mais aberta, participativa, confiante, saudável e, sobretudo, feliz, utilizando a tecnologia como um instrumento “meio” , e a população natalense como foco principal.

Quem

O professor Álvaro de Oliveira é português,  Mestre em Engenharia Eletrônica pela Universidade Técnica de Lisboa e Ph.D em Telecomunicações pela Universidade de Londres. Trabalhou durante dez anos como Professor e Pesquisador nas Universidades de Londres, Lisboa e Maputo.

É Consultor Sênior do Banco Mundial na área de Inovação, Living Labs, TICs e Cidades Inteligentes e Humanas. Membro fundador da Rede Europeia de Living Labs, presidiu a entidade por dois mandatos e, hoje, é seu Presidente Emérito, sedo responsável pelo Living Labs fora da Europa. Integra o Conselho da Connected Smart Cities Network e é Presidente da Human Smart Cities Network.

Detém grande experiência na coordenação de projetos na Europa, América Latina, África e China;  coordena várias parcerias e projetos para desenvolver e implementar as Cidades Inteligentes e Humanas em 27 cidades Europeias localizadas em 17 países; e está ativamente envolvido em estender a iniciativa das Cidades Inteligentes e Humanas no Brasil.

É CEO da ALFAMICRO, uma empresa de pesquisa, engenharia e inovação tecnológica, e da Smarter City Services,  uma start-up recém-criada focada nas Cidades Inteligentes e Humanas. [Ascom/Sempla]

©2015 www.AssessoRN.com | Publicidade Voluntária
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template