acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Titenor, meu Tio pé de valsa!

Por João Bosco de Araújo
Jornalista boscoaraujo@assessorn.com  
Sempre que vejo uma pessoa dançando bem, com estilo e elegância, me lembro de meu Tio Antenor Tavares, irmão de minha mãe. “Titenor” - era assim que os sobrinhos o chamavam em Caicó - viveu o auge dos anos cinqüenta no esplendor de sua juventude, promovendo festas e arranjando amigos por onde andava. Rapaz pobre com prestígio na sociedade local – meu avô Severino Tavares, pioneiro na região na arte de fazer chapéu de couro, migrado de São Mamede na vizinha Paraíba, educou os quatro filhos no melhor colégio da cidade –, logo percebeu seu carisma em fazer novas amizades no ceio das melhores famílias, tanto que o seu talento o fez dirigente de clube social, criando e inaugurando festas, como o Baile das Debutantes.
Ainda em sua juventude criou blocos carnavalescos, escolas de samba, ao lado de Chico Pindoba, Chiquinho Avelino, sendo parceiro de Mané de Neném na alegria de autênticos foliões dos carnavais de ouro dos anos cinqüenta e sessenta. Nos anos seguintes, já nos salões paulistas, aonde foi tentar uma vida melhor, dançou em clubes do Parque São Jorge (Clube Corinthians), Casa Verde, Bom Retiro, quando conheceu a neta de italianos e espanhóis, tornando-se sua esposa que lhe presenteou com dois filhos.
Mas nem por isso esqueceu sua terra Caicó. Foi assim desde o primeiro Baile dos Coroas, em que o amigo-anfitrião Darci Fonseca lançava a festa glamourosa em 1974, ainda hoje uma tradição que orgulha a sociedade caicoense. Já morando em Natal, nos anos oitenta, continuou freqüentando a Festa de Sant’Ana, e como não poderia deixar de ser, o Baile dos Coroas. Ao ritmo de boleros, mambos e tangos, abrilhantava a mesa dos amigos, ao som contagiante da orquestra que emociona e faz sonhar.
Ainda hoje, os amigos, José Nilson de Barros, Doutor Chiquinho (Francisco de Assis Medeiros), Alcimar de Ameida, apenas para citar esses, pois são muitos, lamentam sua ausência na festa nesses anos e não cansam de pedir para que ele volte a participar do baile! Comerciante empreendedor, não soube enfrentar os passos do então  programa econômico do País, o Real, escorregando e pagado alto o preço da queda.
No dia 15 de novembro, Dia da República e de seu aniversário, Titenor completará 81 anos de idade. Sua irreverência não envelhece, nem sua vontade de viver.
©2013 www.AssessoRN.com | Jornalista Bosco Araújo
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

2 comentários:

  1. Parabéns antecipados ao Titenor desse grande amigo, jornalista e conterrâneo Bosco Araújo. Como diz o ditado popular, "quem puxa aos seus não degenera". Um abraço, Bosco, e ótima Festa de Sant'Ana.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Roberto, tivemos uma excelente festa de Nossa Gloriosa Sant'Ana. Valeu por visitar a página. Grande abraço!

    ResponderExcluir

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template