acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sábado, 29 de junho de 2013

Os aboios de Tio Joca ecoam na memória de Umbuzeiro

Por João Bosco de Araújo
Jornalista boscoaraujo@assessorn.com  
 
Meu tio-avô paterno João Ferreira era um vaqueiro e amansador de burro-brabo no sertão de Caicó. A vocação herdada de seu avô Vicente Ferreira, considerado o maior vaqueiro da região, vindo do Piauí pelas mãos de Cosme Pereira, do Umari, o fez também um vaqueiro de coragem e destemido nas façanhas de guerreiro embrenhado no mato, seu habitat de trabalho.
 
Tio Joca, como todos nós chamávamos e assim ficou conhecido, era uma figura inconfundível, baixinho, pernas tortas, sempre de botas e esporas, fala mansa, pausada, viveu sua vida da luta de gado, não poderia ser diferente, sua sina de vaqueiro corria no sangue.
 
Assim como o avô Vicentinho do Umbuzeiro, Tio Joca nasceu no século 19, mas foi no início do século 20 que ficou famoso por ter transportado os dois policiais mortos por cangaceiros do bando de Antônio Silvino até a cidade de Santa Luzia, na Paraíba. O fato se deu em 1901, no histórico Fogo da Pedreira, fazenda localizada em Caicó, onde Tio Joca fora criado. Sua avó Aninha também tem origem na Pedreira de onde se casou com o valente vaqueiro Vicentinho.
 
Ouvir suas conversas ainda criança no alpendre da casa de meu pai era uma diversão e uma aula de suas vivências dos anos calejados. Gostava de comer rapadura e aboiar. Sua voz forte ecoava aos quatros cantos do Umbuzeiro, sua terra por onde viveu sem medo e segredos.
 
Tio Joca era irmão de minha avó Virginia e faleceu já passando dos 90 anos, na década de 1960. Memórias que me fazem recordar meu pai Pedro Salviano que nesta dada de 29 de junho comemorava aniversário com festa e fogueira de São Pedro.    
 
Ê, ê, ô, ô, ê boi; Vida de gado!

Atualizado em outubro de 2023 com o vídeo: Maria Estela tem 83 anos e a coragem do tio-avô no Sertão de Caicó!
 


Vídeo Maria Estela:



©2013 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo 
©2023 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_/

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

9 comentários:

  1. Parabéns ao pai (pelo aniversário) ao tio (pela história) e ao filho (pelo excelente texto) .
    Roberto Homem

    ResponderExcluir
  2. Valeu, meu caro Roberto, obrigado pela visita e o estimulo. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns triplo, nunca esquece as raízes, isso é o que faz a difernça. Marlene

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, primo!!!! Lembrei do meu pai e até chorei. Ouvir muito ele contar histórias de tio Joca, as festas de aniversário de tio Pedro Salviano... Esse vídeo aumenta mais ainda a saudade!
    Abraço primo: Elinete

    ResponderExcluir
  5. São nossas raízes, prima, e não podemos esquecer, eles nos ensinaram mantê-las vivas, sempre!

    ResponderExcluir
  6. Através dos textos do primo e Jornalista Bosco Araújo nossos antepassados nos visitam. Entusiasmo, respeito e consideração sempre presente nas suas prosas, no alpendre da vida ou nos seus textos. Gratidão! (Sidney Caicó)

    ResponderExcluir
  7. Obrigado, primo Sidney, e nos encantam pela diversidade de nossos antepassados, cheios de vitalidade e coragem, abraçados por uma fé cósmica, numa região e época que marcaram suas existências, por isso temos esse desejo de resgatar e preservar para as atuais e futuras gerações!

    ResponderExcluir
  8. Oportuno ressaltar, que Maria Estela, ou Maristela como a conhecemos, sua tia e minha prima, aniversariou em outubro 83 anos de idade, essa forte mulher, uma guerreira como o tio-avô Tio Joca, ainda cheia de energia e contadora de causos, herdada do pai Manoel Salviano de Araújo, meu tio e avô seu, Sidney, e faz parte da história de nossas vidas. Parabéns Maristela, que tanto a admiramos!

    ResponderExcluir

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template