acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Aniversário dos 50 anos da Rádio Rural de Caicó

A cidade de Caicó vive um dia de festa neste feriado de 1º de maio de 2013 para celebrar os 50 anos da Rádio Rural AM. Em meio à programação festiva, o lançamento do selo personalizado dos Correios alusivo aos 50 anos da emissora, que vai ocorrer antes da missa presidida pelo arcebispo metropolitano de Natal, dom Jaime Vieira Rocha, na Igreja São Jose, às 20h.
 
Outra atração será o lançamento do livro “Rural 50 Anos”, momento em que será executado o dobrado em homenagem ao cinquentenário da rádio pela Filarmônica Recreio Caicoense (A Furiosa), no pátio do Colégio Diocesano Seridoense (CDS).
 
Singela homenagem
 
Foto acervo/pesquisa Google
O blog reproduz, abaixo, texto com postagem no aniversário dos 44 anos da Rural em 2007. Atualmente,  a emissora é presidida pelo padre Ivanoff da Costa Pereira. Na foto, o então bispo dom Manoel Tavares na solenidade de inauguração em 1º/05/1963.
  
Os parabéns pelos 44 anos das ondas da Rural
 
Foi na manhã do 1º de Maio de 1963 que os ouvintes de Caicó e cidades do Seridó colados em seus receptores escutaram o padre Itan Pereira (diretor da emissora) pronunciar nota oficial de inauguração da Emissora de Educação Rural de Caicó. No RN, nesse período, existiam poucas emissoras de rádio, apenas em Natal, Mossoró (Currais Novos) e a Rural de Caicó que chegava para incluir-se às emissoras católicas das três Dioceses potiguares, contribuindo para a formação sócio-cultural, educativa e religiosa da região, abrindo espaço para a comunidade, em especial a rural, braço forte da economia local.
 
Foi no prefixo 830 KHz AM que uma geração de três décadas mantinha como sintonia de suas vidas as informações do conteúdo programático da Emissora de Educação Rural de Caicó, pontuando nos segmentos do intelecto e da criatividade dos novos ouvintes, sobretudo dos mais jovens, famintos de informações. Pode-se comparar que o rádio na época seria o que hoje vivemos o mundo globalizado da Internet.
 
O cantor e compositor paraibano Chico César em entrevistas comenta que a rádio Rural de Caicó era a sua Internet da época. Chico viveu sua adolescência e juventude em Catolé do Rocha, cidade aonde nasceu e cuja região do Sertão paraibano fica próxima a Caicó, como outras que recebem a programação da emissora.
 
E os primeiros ouvintes da ZYB 200 recordam-se de programas como Violeiros do Seridó, a Mais Bela Voz, Show da Manhã, Tarde Sertaneja, Forró pela Rural e tantos outros que marcaram toda uma geração, sem falar da participação de estudantes no ápice de seus ideais revolucionários ainda que em pleno regime militar.
 
A Rural fez e continua fazendo escola, contribuindo para a formação profissional radiofônica, em destaque para área de jornalismo, com muitos hoje atuando em órgãos de comunicação na capital do estado e em outras regiões do país.
 
Lembro-me que no 11º aniversário da Rural, em 1974, morando na capital paulista (estudando) enviei carta à emissora parabenizando-a pela data. Hoje congratulo-me daqui, pelos seus 44 anos.
 
Parabéns Rádio Rural de Caicó (clique p/ ouvir). Parabéns padre Ausônio Tércio de Araújo, seu diretor desde que recebeu a missão das mãos do saudoso padre Itan. Parabéns a todos que fazem a nossa e bem-aventurada Emissora de Educação Rural de Caicó. [João Bosco de Araújo]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template