acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Passar muito tempo ao volante pode provocar problemas posturais

Com quase mil novos carros todos os dias nas ruas, o trânsito fica cada vez mais complicado e o tempo dentro do veículo passa a ser maior. E é aí que está o perigo. Segundo o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO) os assentos posicionados a 90 graus, usados por grande parte dos meios de transporte, provoca maus hábitos posturais. É o que explica a fisioterapeuta do INTO, Elina Monteiro: "90 graus por muito tempo provoca contração nas musculaturas, e isso leva a dor. É preciso adaptar o encosto do carro de forma que fique mais ou menos entre 110 e 120 graus para fazer uma adaptação na curvatura da coluna e não mantê-la muito tempo contraída."

Para evitar problemas posturais ao dirigir, existem outros cuidados que o motorista deve ter ao entrar no veículo, como regular a distância entre o assento e volantes, de modo que os braços e as pernas fiquem relaxados e os cotovelos também. Assim, os ombros e o pescoço não correm o risco de serem lesionados.
Outra dica da fisioterapeuta do INTO é aproveitar os momentos de engarrafamento para alongar o corpo. "O motorista pode cruzar um braço na frente do outro, alongar a região lateral dos braços, inclinar a cabeça para um lado, com permanência de 20 segundos. Pode inclinar o corpo de um lado e para o outro, como se fosse espreguiçar, isso ajuda muito para prevenir as dores".

A fisioterapeuta explica ainda que no dia a dia existem formas de prevenir as dores na coluna provocadas pela longa permanência ao volante, como praticar musculação e pilates. Mas a especialista faz um alerta: atividade física em excesso também pode causar problemas na coluna vertebral. Caso apareça alguma dor, a melhor opção é procurar por orientação médica. Confira aqui matéria produzida pela Web Rádio Saúde. [Ascom/MS]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template