acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Comissão eleitoral do CREA–RN julga recurso e acata candidatura de engenheiro

A decisão foi no inicio da noite desta quinta-feira, 08, no Plenário do Conselho, à unanimidade dos membros da CE

Foto: divulgação
O principal candidato de oposição à presidência do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Rio Grande do Norte (CREA/RN) em 08 de novembro, o engenheiro eletricista Wilson Cardoso, teve a sua candidatura deferida à unanimidade pela Comissão Eleitoral, que acatou o recurso imposto nesta segunda-feira, 05, destacado por defesa oral do seu advogado, Marcelo Maranhão, no final da tarde de hoje (8).

O indeferimento estava baseado no fato de Wilson Cardoso ser o presidente do Clube de Engenharia do Rio Grande do Norte, embora o Conselho Federal de Engenharia (Confea) já haver estabelecido nas regras das candidaturas aos Creas em todo o Brasil que não havia a necessidade de desincompatibilização.

Um grupo de engenheiros e arquitetos, entusiastas da candidatura de Wilson Cardoso esteve presente ao plenário. Antes da reunião, ainda no saguão de recepção do CREA, vários profissionais se mostraram decepcionados com o posicionamento político da Comissão Eleitoral, mas acreditavam que os membros iriam acatar o recurso, como terminou acontecendo, por falta absoluta de embasamento legal para se manter.

Defesa oral


O advogado Marcelo Maranhão foi enfático na defesa oral do recurso do candidato, baseado no fato de que não existia a exigência de licenciamento, de acordo com resolução do Confea. “Os artigos da resolução reforçam a legitimidade da candidatura de Wilson”, disse o advogado. “Existe jurisprudência nesse sentido e não  ampliação da interpretação. O Clube de Engenharia é uma associação civil e sem fins lucrativos. O presidente do clube não recebe remuneração e tampouco a sua diretoria”, concluiu Maranhão.

O candidato Wilson Cardoso disse que a decisão de não se afastar do clube foi pensada. “Fui candidato há seis anos e não precisei me licenciar do clube”, disse Cardoso. “Também não podia deixar o comando do Clube de Engenharia em pleno processo de comemoração dos 75 anos da instituição, que inclusive ajudou a fundar o CREA do Rio Grande do Norte. Consultei quatro advogados e sabia que não havia impedimento legal”, ressaltou, lembrando que o clube estava enfrentando uma grande dificuldade financeira em função da quebra de repasse de recursos oriundos de convênios com o próprio CREA, que desde janeiro não são repassados para o CE. “Eu não poderia abandonar o clube nesse momento”, concluiu o candidato à presidência do CREA.

Leonardo Sodré
[ecoimprensamarketing@gmail.com]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template