acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 19 de julho de 2011

Curso de artesanato com palha de carnaúba apresenta resultados


Foto:divulgação

A utilização da palha de Carnaúba na confecção de cestos e baús foi um dos destaques da última edição da Caprifeira de Afonso Bezerra, promovida durante os dias 15, 16 e 17 de julho.

Neste ano, os trabalhos realizados pelas artesãs Ivanice Costa Regis, Iara Vanessa e Aliete Florêncio, chamaram a atenção das pessoas que visitaram a exposição agropecuária e ficaram impressionadas com a diversidade do evento. Não somente destinado a compra e venda de animais, mas também a venda de produtos para o lar.

Na feira, as artesãs de Afonso Bezerra exibiram os seus produtos e falaram um pouco sobre o curso promovido pelo Sistema Faern/Senar na cidade. “O curso foi realizado em 2009 e foi ministrado pela educadora Antônia Pedro. De lá para cá, conseguimos produzir muito material com palha de Carnaúba e já vendemos para outras cidades, inclusive em Natal”, ressaltou Ivanice Costa.

O curso
De acordo com a artesã, o curso teve duração de 80 horas e levou muitos conhecimentos para as produtoras rurais do município. “Foi muito interessante as aulas. Bem práticas. E mostrou para todas as alunas a importância de valorizar as nossas raízes. E é por isso que temos o maior carinho na venda dos cestos e baús”, explicou Ivanice.

Na Caprifeira de Afonso Bezerra as artesãs pediram a direção do Senar para que novos cursos com a utilização de palha de Carnaúba fossem promovidos na cidade o mais breve possível. “Gostaria que o Senar começasse por aqui um curso de artesanato com palha de Carnaúba sem o talo. Já que esse último foi com ele. E também seria interessante um curso para confecção de bonecas”, pediu a artesã Ivanice Costa.

De acordo com o presidente do Sistema Faern/Senar, José Álvares Vieira, esses cursos e os resultados obtidos com as vendas são as provas incontestáveis do trabalho da instituição ao longo dos anos. “Fico muito feliz com toda essa disposição das artesãs de Afonso Bezerra. Produtoras que estão determinadas a complementar a sua renda familiar com a venda desses belos trabalhos em palha. Acredito que muito brevemente esses cursos solicitados serão ministrados na cidade”, finalizou José Vieira. [por Paulo Correia / AEcoar]

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template