acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Coluna do jornalista Leonardo Sodré

João Maria Medeiros: “Tem político que se acha produto que o marketing resolve”

O publicitário e especialista em marketing político, João Maria Medeiros, fez uma análise para o blog sobre a política em vários âmbitos. Ele tem um vasto currículo e já foi professor da Universidade Potiguar (UNP) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Como especialista em marketing político, atua em todo o Brasil, tendo realizado inúmeras campanhas vitoriosas, como a do senador e ministro Garibaldi Filho, entre outras. Para 2012 ele já começou a ser sondado para várias campanhas. Trabalha com uma equipe fixa na sua agência de propaganda, a Eco Propaganda & Marketing e com equipe variada nos períodos de campanha eleitoral.

Sobre sua avaliação para a sucessão da prefeita Micarla de Sousa em 2012, João Maria acha uma precipitação deflagrar o processo sucessório, faltando ainda um ano para o início das campanhas. “Essa precipitação é danosa à cidade”, disse o publicitário. “Trazer antecipação tão grande do momento eleitoral é um desejo dos políticos que as editorias políticas adoram”, sorriu.

“Nos últimos dois anos não se discute Natal. Não existe o debate pleno de projetos, o que, aliás, é um problema do Rio Grande do Norte, que é latente”, reclamou Medeiros. “É palpável a falta de preocupação com projetos concretos para a melhoria da qualidade de vida dos norteriograndenses. Os exemplos estão ai: o trânsito caótico, a saúde, a educação, etc.” Relacionou.

Para o publicitário as coisas são discutidas de forma superficial. “Não existe uma discussão profunda. “Em 2008 eu estava fazendo uma campanha no Mato Grosso e minha equipe ficou dividida entre Natal e outras cidades, mas sei que os candidatos foram escolhidos nos gabinetes, nos bastidores”, criticou Medeiros. “E, como as escolhas são feitas sem base em projetos, quem paga a precipitação é o povo, que depois não vê coerência entre o discurso e o mandato”, enfatizou. “É aquela coisa de ganhamos! E agora, o que fazer?” Brincou.

O fato, na visão do especialista, é que se passou a dar ao marketing uma importância maior do que as propostas de governos. “Tem político que se acha produto que o marketing resolve. Mas, não é assim, o candidato tem que ser bom, pensar e ter idéias”, ensinou. “Muitos que ingressam na política são imagéticos. Vitoriosos enfrentam a falta de um planejamento que não existe”, completou.

Sobre os profissionais do marketing político do estado, João Maria Medeiros é enfático: “O marketing político do Rio Grande do Norte é de excelente qualidade. Nós exportamos profissionais para todo o Brasil”, revelou.

Analisando o governo da presidente Dilma Rousseff, Medeiros acentuou três pontos fundamentais a serem avaliados. “Ela vem acertando. Trata-se de um governo de continuidade, faltando apenas ela impor sua marca. Peca no campo político por estar muito presente no governo Lula. É o mesmo grupo, há muito tempo no poder. As pessoas se acomodam e passam a achar que o poder é um feudo”, avaliou, acrescentando que também é muito presente a cultura do jeitinho, que é muito forte no governo de Dilma.

Sobre o Congresso Nacional, Medeiros diz que ele sempre será refém do poder executivo. “Sempre foi, por causa da estrutura de poder do Brasil, com raros momentos de independência”, concluiu. (LS).

BECOPRESS

FIASCO
Não Foi culpa da grama. A Seleção Brasileira simplesmente não conseguiu ser melhor do que o selecionado do Paraguai, que, aliás, sabe bater pênaltis.

ENQUANTO ISSO...
O ABC voltou a encostar-se ao G4, grupo de acesso, do Campeonato Brasileiro da Série “B” ao vencer o Duque de Caxias, por 3 a 0, neste sábado (16) à noite, no Estádio Frasqueirão, em Natal, no encerramento da 11.ª rodada.

PROMESSA
Derrotado em 2008, o deputado estadual Gilson Moura promete disputar novamente a Prefeitura de Parnamirim contra o atual prefeito Maurício Marques.

SINTE PEDE AJUDA A FÁTIMA
A audiência hoje entre o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (Sinte) e o Governo do Estado, após 77 dias de greve e uma decisão judicial contra o movimento, terá entre os seus interlocutores a deputada federal Fátima Bezerra (PT).

JORNAL ANUNCIOU
A intervenção de Fátima Bezerra, a convite do Sinte e em prol dos professores, estampou a manchete do Jornal de Hoje que circulou na tarde de sábado (16). “Sinte recorre a Fátima Bezerra para reabrir negociações com o Governo”.  

TROCA DE LIVROS
O SITE www.LivraLivro.com.br é um endereço para troca de livros na internet. É gratuito e qualquer pessoa pode utilizá-lo. A troca dos livros é feita diretamente entre os usuários, o site apenas controla o processo de troca. Para fazer parte do site basta acessar e criar seu cadastro.

AGENDA

SÃO JULHÃO
O Projeto Sou Solidário organiza mais uma edição do evento São Julhão, festejo junino já tradicionalmente realizado em julho. A festa acontecerá no próximo dia 29, a partir das 20h, no Átrios Recepções (por trás da Salinas). As senhas serão vendidas com voluntários ao valor de 10 reais e também podem ser adquiridas na sede do Sou Solidário. A arrecadação será revertida para as doações de 2011 do Projeto.

ÍNDIO QUER LIVRO
O professor José Eduardo Vilar Cunha lança nesta quinta, dia 21, o livro: "Agora os índios somos nós", a partir das 19h na livraria Siciliano do Midway Mall.

PIATÓ
O maior lago natural de água doce do Rio Grande do Norte, a Lagoa do Piató, em Assú, foi, na tarde desta sexta-feira (15), tema de reportagem sobre Turismo Rural pela InterTV Cabugi. A reportagem completa será exibida entre segunda e terça-feira (18 ou 19) durante os telejornais da emissora. 

RELEASES

DIA DO COMERCIANTE
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomercio) promoveu na sexta-feira (16), um evento em homenagem ao dia do comerciante que é comemorado neste sábado. A governadora Rosalba Ciarlini e o deputado federal Felipe Maia participaram da solenidade que ocorreu no Olimpo recepções.

METRÓPOLE DIGITAL
Foi aberta às 10h deste domingo (17), a I Conferência do Metrópole Digital no Centro de Convenções de Natal. No auditório Lavoisier Maia, estudantes concluintes do projeto assistiram a um seminário sobre juventude e cultura digital, ministrado pelo professor e pesquisador Luciano Meira.

MESA DIRETORA
Compôs a mesa de abertura o coordenador do instituto Metrópole Digital (MD) Ivonildo Rêgo, a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Ângela Paiva, vice-diretor do MD, Adrião Duarte, ministro da Previdência Garibaldi Filho, deputado federal Rogério Marinho, aluno laureado do curso, Rubens Nogueira de Paiva, e, representando a governadora Rosalba Ciarlini, a presidente da Fapern, Maria Bernadete Cordeiro.

URUAÇU
A comunidade de Uruaçu recebeu neste sábado (16) o projeto Prefeitura Itinerante, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante com a participação de todos os órgãos da gestão municipal.

GARIBALDI ANUNCIA NOVAS INAUGURAÇÕES
O ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, participou na sexta-feira, 15, em Natal, das comemorações pelos 21 anos do INSS. A celebração foi na gerência do órgão em Natal. Durante a cerimônia, Garibaldi Filho anunciou que a Previdência tem atualmente 70 agências prontas para serem inauguradas. “Não sei se tenho fôlego para isso, mas que eu gosto, eu gosto”, brincou.

DIANTE DO TRONO
Uma multidão estimada em cerca de 60 mil pessoas, segundo os organizadores, compareceu na tarde e noite deste sábado (16), para gravação do CD/ DVD do Ministério de Louvor Diante do Trono, num grandioso evento no cenário musical gospel de Natal, que contou com o apoio de várias secretarias da Prefeitura do Natal em sua organização.

CASA DO BEM AGRADECE
A Casa do Bem está em ritmo de agradecimento a Ricardo Pufal, Haroldo Azevedo Filho, Idaisa Mota, João Henrique Lins Bahia, Tennyson Brito, Ítalo Valério, Eliane da Suprema, Nelson Freire, todos os cantores do CD, ao Stúdio Promidia, Bruno Giovanni e sua Iluminar, William Collier, Urbana, Audenora Neves, Verônica Garrido, DJ Berto Cabral, Cyrela, Elizabeth Olegário, equipe de voluntários, Heberth Gleydson, imprensa e a tantos outros que colaboram com a festa de 1 ano da ONG e dos 50 anos do seu presidente Flávio Rezende.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template