acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sábado, 4 de junho de 2011

CFM manda nova resposta vazia a Deputado

Walter Medeiros
waltermedeiros@supercabo.com.br

O presidente do Conselho Federal de Medicina - CFM, Roberto Luiz D’Ávila enviou mais uma resposta evasiva que é mais uma prova do desrespeito com que trata a saúde dos brasileiros e especificamente o assunto Auto-hemoterapia. Ao invés de providenciar a revisão do parecer superficial e incompleto que a entidade emitiu em 2007 e tratar de forma correta o tema, foi enviado ao Deputado Federal Paulo Wagner – PV/RN um ofício com a mesma afirmação ultrapassada de que o assunto estaria abordado naquele documento e que dá conhecimento do assunto ao referido parlamentar.

A resposta vazia do CFM está disposta no Ofício CFM Nº 1450/2011 – PRESI, datado de 16 de maio de 2011, em resposta ao Ofício Nº 252/2011/DPW. Diz do Ofício: “Em referência aos termos do ofício supramencionado, protocolado neste Conselho sob o nº 003755/2011, mediante o qual Vossa Excelência encaminha expediente sobre “auto-hemoterapia”, encaminhamos cópia do Parecer CFM nº 12/07, que aborda o assunto, para seu conhecimento”. Diz ainda o documento: “Aproveitamos o ensejo para informar a Vossa Excelência que a Câmara Técnica de Hematologia do CFM encontra-se em pleno funcionamento”
.

Como se sabe, o expediente do Deputado Paulo Wagner não solicitava cópia do Parecer nº 12/2007 nem indagava sobre funcionamento da Câmara Técnica de Hematologia. Parece que como forma de ganhar tempo o CFM – a Anvisa age de forma idêntica – vai mandando essa resposta que nada diz de novo, por sentir que a liberação do uso da auto-hemoterapia no Brasil é algo que está entrando na ordem do dia. Devem perceber que com certeza a liberação virá, a despeito de toda arrogância e arbitrariedade praticada por aqueles órgãos, que deviam, ao contrário, esclarecer os efeitos e a eficácia da técnica.

Como achar que o Deputado precisava tomar conhecimento do Parecer nº 12/2007, se o parlamentar aborda o assunto em seu expediente tratando da revisão do referido documento? A impressão que fica é a de que o presidente do CFM não leu o expediente do citado representante do povo brasileiro. Ao contrário dessa resposta vazia, o CFM devia responder aos questionamentos do deputado, que fez suas as palavras dos defensores da auto-hemoterapia, segundo as quais o parecer Nº 12/2007 precisa ser reavaliado, pois é comprovadamente superficial e já foi até modificado em seu conteúdo, quando o CFM voltou atrás para admitir a auto-hemoterapia através do Tampão Sanguíneo Peridural.

Como se sabe, auto-hemoterapia é uma técnica que combate e cura doenças com a retirada de sangue da veia e aplicação imediata no músculo. Esta terapia vem salvando vidas há mais de cem anos, mas está proibida de forma muito mal explicada pelos órgãos de saúde. No nosso expediente ao parlamentar afirmamos que os usuários da auto-hemoterapia esperam que o trabalho da Câmara Técnica de Hematologia no que se refere à auto-hemoterapia seja realizado com bom senso, para pôr fim à truculência com que o assunto vem sendo tratado até agora. Mas o CFM não faz referência a este método que vem utilizando. Defendemos também que se essa técnica não tem todos os requisitos burocráticos que o CFM exige, que se encontre a forma de alcançá-los. Nada respondido também a esse respeito. Ainda é tempo daquela entidade observar que uma das coisas mais certas que se pode afirmar é que a eficácia da auto-hemoterapia nunca foi questionada; tudo que conseguem alegar é que não estaria comprovada cientificamente. Evito usar o verbo lamentar, mas esta resposta não comportaria outra definição. É lamentável.

*Jornalista
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Um comentário:

  1. Auto-hemoterapia como adjuvante no tratamento de mastocitoma em cão: relato de caso

    REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA VETERINÁRIA (Brazilian Journal of Veterinary Science), da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense, mostra sucesso do uso da auto-hemoterapia em tratamento de câncer - mastocitoma - em cão.

    TRECHO DA CONCLUSÃO:

    Considera-se que o tratamento com auto-hemoterapia, auxiliou sobremaneira na sobrevivência do animal. Ressalta-se o fato de que animais com múltiplas massas, como esse cão, têm prognóstico desfavorável com baixa sobrevida.

    -

    O TRABALHO PODE SER LIDO NA ÍNTEGRA:

    - No BLOG: MEDICINA VETERINÁRIA ANIMAIS DE COMPANHIA, do Médico veterinário Rafael Silva de Souza.

    http://drmedvet.blogspot.com/2011_10_01_archive.html

    E no arquivo PDF, da REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA VETERINÁRIA (Brazilian Journal of Veterinary Science), da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense:

    http://www.uff.br/rbcv/site/index.php

    Procurar por Auto-hemoterapia

    http://www.uff.br/rbcv/site/index.php/pages/process?file=Artigo/218/arquivo_03.pdf

    ResponderExcluir

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template