acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sábado, 4 de junho de 2011

Produtores rurais recebem curso em Sítio Novo


Fotos: divulgação

A Associação Comunitária Chiquinho Fernandes, localizada no Distrito Serra da Tapuia em Sítio Novo, na região do Trairí, realizou a primeira colheita de mel no dia 21 de maio. Os associados foram capacitados após curso de apicultura promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em parceria com o Sindicato Rural de Barcelona.

A associação pleiteou um projeto completo de apicultura no Programa de Desenvolvimento Solidário (PDS) e foi contemplada. Com isso, em 2010 recebeu uma Casa do Mel com 45 colméias, centrífuga, decantadores, mesa desoperculadora, entre outros materiais e equipamentos necessários para o manejo da atividade.

As colméias estão divididas em dois apiários, sendo que 33 já estão ocupadas e dessas, duas já estão produzindo e oito em início de produção. As demais estão em processo de desenvolvimento.

Assistência

Mesmo o mel sendo colhido de apenas duas colméias, que atingiram a marca de aproximadamente 26 kg, o grupo de produtores rurais da Serra da Tapuia ficou entusiasmado com o que poderão alcançar ao longo do tempo.

De acordo com Alexandre Lemos, educador do Senar e responsável pelo curso, esse envolvimento da população é fundamental para o bom desempenho do projeto. “Essa parceria com o Sindicato Rural de Barcelona e com os produtores foi muito salutar. Fico feliz que com essa primeira colheita. E o mais importante: que eles saibam que tudo isso partiu deles próprios”, finalizou o educador. [Com reportagem de Paulo Correia]

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template