acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Projeto Pé na Trilha completa sua 20ª edição

O projeto Pé na Trilha é uma atividade de Extensão do Departamento de Geografia da UFRN criado em 1991, com o objetivo de possibilitar o conhecimento da realidade sócio-espacial do Rio Grande do Norte, por parte dos seus alunos de graduação. O projeto é feito através de caminhadas em trechos específicos do estado, como o litoral, as serras e os vales de rios, permitindo a aplicação prática de parte dos conteúdos geográficos estudados em sala de aula, junto às comunidades visitadas.

Esta semana, nesta quarta-feira (19), será concluída a 20ª edição do Pé na Trilha. A chegada do grupo na praia de Pirangi, próximo ao Cajueiro, está prevista para as 12 horas. Esta edição foi diferente das demais, pois foi realizada em quatro etapas, contemplando as quatro áreas visitadas nos primeiros quatro anos de projeto, de 1991 a 1994. O objetivo disto é comemorar os 20 anos de existência do projeto. As etapas ocorreram em setembro (Tibau – Macau); novembro (Galinhos – Touros); dezembro (Touros – Redinha) e janeiro (Baía Formosa – Pirangi), percorrendo mais de 300 km de litoral potiguar.

O 20º Pé na Trilha contou com o total de 72 pessoas e teve como foco uma revisão dos aspectos ambientais, econômicos e sociais das atividades ligadas ao turismo do Rio Grande do Norte.

Este trabalho de extensão acadêmica permite que seja feito um comparativo destes aspectos do turismo, de como ele tem se desenvolvido e o que tem causado nas regiões decorridos 20 anos da primeira edição do projeto. Desde àquela época parte da população já estava vendendo suas casas e mudando-se para terrenos menos valorizados e mais afastados da praia. Em Pirambúzios já despontavam diversas casas de veraneio e uma presença insipiente dos primeiros hotéis e pousadas. Em alguns destes empreendimentos, os geógrafos trilheiros já se deparavam com problemas ambientais visíveis, como a ocupação desordenada das dunas, esgotos a céu aberto, deposição irregular de lixo, e outros.

Era fácil perceber que as perspectivas econômicas dessa nova atividade eram boas, pois em Tabatinga, Barreta e em praias mais ao sul surgiam de forma intensa loteamentos e outros empreendimentos imobiliários. A criação de camarão em cativeiro dava seus primeiros passos nas proximidades da Barra do Cunhaú. Mesmo assim, ainda se via muitos trechos de praias nativas com dunas bem preservadas ou pouco visitadas.

Este ano, o professor Edilson Alves de Carvalho, coordenador do projeto, convidou uma aluna de jornalismo para fazer um fotodocumentário do projeto. O aluno Alexandro Patrício, do curso de Geografia, ficou responsável pelas filmagens das caminhadas. Juntos, eles irão desenvolver um videodocumentário do 20º Pé na Trilha.

Serviço
Pé na Trilha
Local: Pirangi (próximo ao Cajueiro)
Data: 19 de janeiro
Horário previsto: 12h
Mais informações:
Émille Araújo – 9904-5362

Histórico
O projeto Pé na Trilha nasceu em 1990, quando alunos do curso de Geografia participaram do Encontro Regional de Estudantes de Geografia do Nordeste (EREGENE) em Teresina/PI. Eles conversaram com estudantes de Geografia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que reportaram a realização de caminhadas feitas na "Mata do Buraquinho" e posteriormente pelo litoral norte paraibano. A conversa motivou os alunos José Américo e Bernardete Queiroga, ao retornarem a Natal, a procurar o professor Edilson Alves de Carvalho para lançar a proposta de realizar uma cainhada pelo litoral do Rio Grande do Norte.

Eles discutiram a proposta, se organizaram e decidiram realizar o primeiro Pé na Trilha. Nos dois meses que se seguiram foi feito o planejamento e posta em prática todas as ações necessárias para a realização do projeto. Como não havia tempo para solicitação de ajuda financeira da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), os responsáveis pelo evento foram em busca de ajuda para obter os recursos necessários para a viagem.

Contando com a solidariedade de todos, conseguiram a casa do professor José Carlos Borges para ficar em Barreta e da aluna, na época, Valdira, em Tibau do Sul. No terceiro dia chegaram a Baía Formosa, ponto de chegada da aventura.

A primeira edição do Projeto Pé na Trilha ocorreu nos dias 17, 18 e 19 de janeiro de 1991. A caminhada foi feita de Pirangi para Baía Formosa. Decorridos os meses de novembro e dezembro, tempo de preparação do projeto, o grupo iniciou esta jornada que completa 20 anos em 2011.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template