acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 3 de agosto de 2010

O adeus ao rei perpétuo dos Negros do Rosário de Caicó

                                 Fotos cedidas do blog cardoso silva
Na manhã de segunda-feira, 2 de agosto, a comunidade de Samanau, da Irmandade dos Negros do Rosário, prestou a última homenagem ao seu rei perpétuo Pedro Mariano dos Santos, morto no domingo (1º) aos 85 anos, em Caicó. Durante a missa e o sepultamento, o grupo com vestimentas, lanças, caixas e tambores, dançaram, marcando com emoção as despedidas ao rei morto. Pedro era o filho homem mais velho de Antônio Mariano que herdou a distinção com a morte do pai em 1974. Agora no seu lugar assume seu filho Rael Mariano dos Santos.

O rei perpétuo é herdado do pai para o filho mais velho, igualmente para a rainha perpétua, e faz parte da hierarquia tradicional da Irmandade dos Negros do Rosário cujos festejos acontecem em Caicó desde 1773, legalizado o estatuto pela autoridade portuguesa em 1771. Segundo a tradição, anualmente nos festejos são nomeados e coroados um rei e uma rainha que entregam a coroa e o bastão no ano seguinte aos sucessores, mesmo assim permanecem o rei e a rainha perpétuos, para eventuais substituições da corte.

Aposentado, Pedro Mariano morreu de complicações cardiovasculares e de pneumonia, no dia de seu aniversário. Segundo sua filha Raquel, ele foi internado no hospital regional no sábado. Casado com Davane Costa dos Santos, ele deixa oito filhos, netos e bisnetos. O seu sepultamento ocorreu no cemitério Campo Jorge, em Caicó, após missa de corpo presente iniciada às 7 horas no Santuário de Nossa Senhora do Rosário, igreja da qual a Irmandade celebra a festa anualmente e que este ano, segundo membros do grupo, será discutido analisando o estatuto da instituição em relação à participação dos Negros do Rosário por causa da morte do rei perpétuo.

Festa do Rosário mais cedo

Já em relação à programação religiosa da festa em outubro, o pároco da Catedral de Sant’Ana, padre Edson Medeiros, anunciou no domingo durante a missa solene de Sant’Ana, que a Festa do Rosário de 2010 vai ser mais cedo uma semana, encerrando-se no domingo, dia 24, por causa das eleições partidárias deste ano.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template