acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 18 de setembro de 2025

Sindicato dos Jornalistas do RN empossa nova diretoria para o triênio 2025-2028

Na ocasião será apresentada a mostra "Fotojornalismo do RN", reunido trabalhos de repórteres fotográficos potiguares. 

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Norte (Sindjorn) realiza, nesta sexta-feira, 19 de setembro, às 19h, no Sesc Cidade Alta, Rua Cel. Bezerra, 33, em Natal, a solenidade de posse da Diretoria Colegiada, Conselho Fiscal e Comissão de Ética para o triênio 2025-2028.

O evento marca não apenas a renovação das lideranças sindicais, mas também um momento de reorganização da categoria diante dos desafios contemporâneos do mercado de trabalho, como a precarização da jornada, a pressão das novas tecnologias – em especial a inteligência artificial – e a necessidade de fortalecer direitos historicamente conquistados.

Negociação salarial em pauta

Entre os compromissos já assumidos pela nova gestão está a pauta de reivindicações aprovada em assembleia, que inclui: Reajuste salarial de 10,63% (equivalente à inflação dos últimos 12 meses somada às perdas acumuladas em anos anteriores); vale-alimentação no valor de R$ 300,00, e manutenção das demais cláusulas da convenção coletiva.

Segundo a direção, o foco é avançar na valorização profissional e salarial dos jornalistas, em diálogo permanente com empresas e entidades representativas do setor.

Parcerias e fortalecimento da categoria

A nova gestão também aposta em convênios estratégicos, como o firmado com o Sesc, que garante acesso da categoria a uma série de serviços sociais, educacionais e de lazer. A expectativa é ampliar esse leque de parcerias para atender cada vez mais às necessidades dos jornalistas e suas famílias.

Expectativa e mobilização

Para o presidente Alexandre Othon, que assume a liderança da nova diretoria colegiada, este é um momento decisivo. “Estamos diante de um cenário desafiador, em que a inteligência artificial e a precarização das relações de trabalho colocam à prova a resistência e a união da categoria. Mas também é uma oportunidade de nos reorganizarmos, reafirmando o valor do jornalismo para a democracia e para a sociedade”, avalia.

O Sindjorn reforça o convite a todos os jornalistas e parceiros institucionais para prestigiarem a solenidade e celebrarem esse novo ciclo de lutas e conquistas.

Texto e imagem reproduzidos do Instagram do Sindjorn

©2025 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo -  X/twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_


Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template