Por Fernando Luiz*
Se é bom fazer visitas,
Melhor é ser visitado
Domingo fui ver o rio
Que dei o primeiro nado
E vi coberto de lixo,
Quem me banhou no passado
Estes versos são do poema O Rio de Mossoró e as Lágrimas Que Eu Derramei, do poeta Antônio Francisco, que narra a sua tristeza ao ver o lixo e a poluição roubarem a pureza e a beleza do rio que fez parte da sua infância.
Eu estive na casa de Antônio Franciso, em Mossoró, no dia 24 de setembro de 2014. Fui levado por um amigo, que realizou um antigo sonho meu: conhecer de perto um dos mais importantes nomes da cultura brasileira. Do poeta, recebi de presente o livro Por Motivos de Versos. Além de ganhar o livro de presente, tomei café com tapioca, comi melancia e tive a honra de ouvi-lo recitar várias poesias.
Antônio Francisco Teixeira de Melo nasceu em Mossoró, no dia 21 de outubro de 1949 e é uma figura de grande importância na cultura brasileira, notadamente na literatura de cordel. Graduado em História pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), tornou-se membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, onde ocupa a cadeira de número 15, que tem como patrono o poeta cearense Patativa do Assaré.
Reconhecido e respeitado nacionalmente, Antônio Francisco recebeu várias homenagens e condecorações durante sua vida. Entre elas, recebeu em 2018, do Senado Federal, a Comenda de Incentivo à Cultura Luís da Câmara Cascudo, por sua relevante contribuição à cultura e ao folclore no Brasil.
O Rio de Mossoró e as Lágrimas Que Eu Derramei é uma reflexão poética sobre o rio de sua cidade natal.
Além de poeta, Antônio Francisco é compositor e xilógrafo. Na sua obra, o mossoroense retrata situações do cotidiano do povo do Nordeste utilizando uma linguagem simples, cujas mensagens têm um profundo alcance social, sentimental e psicológico. Com uma poesia de alto nível que é estudada em escolas no Rio Grande do Norte e até em outros estados, Antônio Francisco agora tem sua história contada no cinema, através do filme Nas Trilhas do Poeta.
Para orgulho de todos os potiguares, a história do mossoroense virou filme. Fato raro, só alcançado por quem tem um legado cultural para deixar como herança
Instagram: @fernandoluizcantor
*Fernando Luiz: Cantor, compositor, escritor e produtor cultural. Formado em Gestão Pública, apresenta o programa Talento Potiguar, aos sábados, às 8h30 na TV Ponta Negra, afiliada do SBT no RN.
©2025 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo- Twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_
0 comentários:
Postar um comentário