acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 17 de abril de 2024

Superintendência recebe visita da equipe da Força Nacional do SUS que chega ao RN

  Equipe FN-SUS dará suporte à população diante a situação declarada de emergência em saúde pública na cidade de Ipanguaçu em consequência das fortes chuvas na região

A Superintendência Estadual do Ministério da Saúde do Rio Grande do Norte (SEMS/RN) recebeu, na manhã desta quarta-feira (17), a equipe de profissionais médicos e enfermeiros da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) que chegou hoje ao estado para dar suporte à população diante a situação declarada de emergência em saúde pública na cidade de Ipanguaçu, região do Vale do Açu, em virtude das consequências das chuvas intensas recentemente registradas no município.

“Mais uma vez, fica demonstrada a integração da esfera federal com o governo estadual no RN e a Superintendência do Ministério da Saúde no Estado, de modo colaborativo à SESAP/RN, não poupa esforços para promoção de todo apoio logístico e contribui com a expertise de sua gestão para que a população da cidade de Ipanguaçu enfrente com êxito os desafios impostos pelo desastre natural que aflige sua população”, afirma o superintendente Jalmir Simões.

Ainda segundo o superintendente, a partir de um relatório do município sobre a situação das famílias que estão em áreas isoladas ou abrigadas em escolas da cidade, o estado solicitou a presença dos técnicos do Ministério da Saúde. "Diante dessa situação, os técnicos vieram fazer o reconhecimento e entenderam a necessidade de enviar esse apoio da Força Nacional do SUS. A equipe é capacitada para esse tipo de situação", ressalta Jalmir Simões.

Desde a sua criação, a Força Nacional do SUS realizou mais de 53 missões de apoio a situações de desastres naturais (enchentes e deslizamentos), no apoio a gestão de grandes eventos, desassistência (apoio a reorganização da Rede de Atenção à Saúde) e atuação relacionada a tragédias com mais de 500 voluntários.

O programa de cooperação foi criado em novembro de 2011 e está voltado à execução de medidas de prevenção, assistência e repressão a situações epidemiológicas, de desastres ou de desassistência à população quando for esgotada a capacidade de resposta local.

Com informações e foto da Ascom do MS no RN

©2024 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template