acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sexta-feira, 19 de abril de 2024

No mês dos Povos Indígenas um momento especial na formatura de curso em território indígena no RN

 A programação realizada em 3 de abril contou com a presença da ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, acompanhada de uma equipe da Secretaria de Saúde Indígena (SESAI) do Ministério da Saúde


A Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Rio Grande do Norte (SEMS/RN) vivenciou um momento especial na associação de desenvolvimento socioeconômico do povo indígena Potiguara da Comunidade Mendonça do Amarelão - Associação Comunitária do Amarelão (ACA), localizada no município de João Câmara, oportunidade em que o superintendente Jalmir Simões foi convidado a participar, no dia 3 de abril, da cerimônia de formatura do Curso “Aprendendo a Aprender”, do Instituto Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil, Proteção e Aprendizagem ao Adolescente Trabalhador no Rio Grande do Norte (INFOCA/RN). 

A programação contou com a presença ilustre da ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, que também é a madrinha da turma, e estava acompanhada de uma equipe da Secretaria de Saúde Indígena (SESAI), do Ministério da Saúde. Na ocasião foram entregues 30 certificados aos formandos do projeto.

Participaram, ainda do evento, o prefeito de João Câmara, Manoel Bernardo; a senadora Zenaide Maia; representantes da Superintendência Regional do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho; a secretária estadual das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Olga Aguiar, representando a governadora Fátima Bezerra; e demais autoridades de diversos segmentos.

A comunidade indígena compreende aproximadamente 340 famílias, totalizando mais de mil pessoas, desde 21 de maio de 1994. Com a criação da Associação Comunitária do Amarelão (ACA), a comunidade iniciou um processo de formação política das lideranças indígenas e fortaleceu a luta por direitos dos povos indígenas no Rio Grande do Norte, promovendo o desenvolvimento socioeconômico da comunidade, através de projetos com foco na promoção humana, social e cultural, a partir de processos participativos e formativos, numa perspectiva emancipadora.

O RN é um território indígena!

Por Ascom do MS no RN

Imagens relacionadas à divulgação

 

©2024 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template