acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

Instituto Histórico lança a 100ª edição da Revista IHGRN

 O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte lança hoje, 23 de dezembro, a centésima edição de sua revista. A publicação encerra as comemorações dos 120 anos da instituição e é parte do competente e destacado trabalho da gestão de Joventina Simões na presidência do Instituto.

A Revista IHGRN é a mais antiga em circulação no estado, desde 1903, e o tema da edição é a Questão de Grossos que deu ensejo à fundação do Instituto. Os artigos foram selecionados por uma comissão e escritos por historiadores e pesquisadores do Rio Grande do Norte.

O pré-lançamento é exclusivo para a diretoria, sócios e autores, tendo início às 9h. Para 2023, a instituição prepara um grande lançamento para público em data a ser divulgada pela Comissão de Eventos coordenada por Nouraide Queiroz. A revista também será distribuída para bibliotecas e instituições locais, nacionais e internacionais como de costume.

A edição

A revista, a partir deste número 100, por iniciativa da presidente da Instituição, Joventina Simões, passou a contar com três editores, o jornalista e sócio benemérito Gustavo Sobral, responsável pelo projeto editorial e gráfico; o diretor do Departamento de Pesquisa, André Felipe Pignataro; e o Diretor de Biblioteca, Arquivo e Museu, Pedro Simões.

Acompanha a edição, uma coleção de mapas do estado em diversos momentos de sua história. Destaque para o mapa presente na capa que recebeu tratamento especial da designer da revista, Amanda Marques, também responsável pelo novo desenho da edição com o aprimoramento do projeto editorial, que recupera o formato e o desenho traçado para a revista em 2016, edição 95, por Joventina Simões e Gustavo Sobral. A produção gráfica ficou ao encargo do excelente trabalho da Offset Gráfica de Ivan Jr.

Patrocínio

A edição foi viabilizada por patrocínio da Casa de Saúde São Lucas pelo programa de incentivo à cultura da Prefeitura do Natal, Lei Djalma Maranhão, e contou com a competente  produção de Mariana Hardi, produtora cultural.

O Instituto Histórico agradece a Casa de Saúde São Lucas e a Secult/Funcarte da Prefeitura do Natal pelo comprometimento com a atividade cultural e o interesse pela propagação da memória e história, valorizando o papel, atuação e importância do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, a instituição cultural mais antiga em atividade no RN.

O Instituto - 120 anos

Fundado em 1902, o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte completou 120 anos em 2022. É a mais antiga instituição cultural potiguar. Abriga a biblioteca, o arquivo e o museu mais longevos em atividade do Estado. Promove exposições, palestras e atividades voltadas à manutenção e divulgação da cultura, história e geografia norte-rio-grandense, e publica a sua revista desde 1903, sendo a mais antiga em circulação no Rio Grande do Norte.

Marcela Bulhões e Gustavo Sobral/Assessoria de Comunicação

comunicacao@ihgrn.org.br

imagem relacionada à divulgação

©2022 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram: www.instagram.com/assessorn/
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template