acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 3 de novembro de 2022

Vem aí o Sankofa o 1º Encontro dos Reinos Pretos do RN

Programação no Seridó contará com palestras sobre identidade e pertencimento, oficina de tambores de corda, cortejo cultural, apresentação de curta-metragem e shows.

Um evento para fortalecer e edificar cada vez mais os Reinos Pretos do Rio Grande do Norte e a cultura popular como um todo. Esse é o objetivo do Sankofa, o primeiro encontro dos reinos pretos, que acontecerá no Seridó no dia 26 de novembro,  em alusão a Semana da Consciência Negra e será realizado uma parte no Sítio Boa Vista, em Parelhas, e outra em Jardim do Seridó e reunirá quatro manifestações culturais de matrizes africanas com reis e rainhas, no caso os reinos pretos: dos Congos (de combate e de calçola), a Nação de Maracatu Zambêracatu (a primeira nação de maracatu do estado) e as irmandades do Rosário do Seridó. 

“Esse primeiro encontro visa fortalecer as irmandades que muitas vezes passam dificuldades de engajamento, principalmente da juventude, como é o caso da irmandade de Jardim do Seridó. A presença de outros grupos, compostos em sua maioria por jovens como o Maracatu e os congos é de suma importância para gerar na juventude um senso de pertencimento, de valorização e até de identificação com sua própria etnia se reconhecendo como parte de uma história muito maior e incentivando o prazer da tomada de responsabilidade que é manter uma cultura viva”, destaca o idealizador Júlio César Silva de Oliveira.

Sankofa é um nome que vem da cultura africana e que significa a “presença da mãe África em nós assim como todas as Áfricas que vieram em Diáspora”. “A ideia do Sankofa é sempre retornar às Áfricas reais e imagéticas que estão presentes no nosso estado”, ressalta Júlio César.

A programação contará com palestra sobre identidade e pertencimento, oficina de tambores de corda, cortejo cultural, apresentação de curta-metragem e shows.

por assessoria de imprensa

fotos: Júnior Flash

©2022 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram: www.instagram.com/assessorn/ 

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template