acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Potiguar de Acari, Cícero Góes Júnior é destaque em especial ao dia do servidor público

 Servidor de carreira do Ministério da Saúde, o acariense Cícero Dedice de Góes Júnior exerce suas atividades no Departamento de Gestão Interfederativa e Participativa (DGIP) da Secretaria Executiva, na sede do ministério, em Brasília, e o relato de sua experiência profissional no trabalho foi um dos destaques abordados na coluna dedicada ao mês do servidor, comemorado em 28 de outubro. Confira, abaixo:   

Servir com responsabilidade social e estar sempre aberto a mudanças!

Especial Dia do Servidor Público: Leia o relato do servidor de carreira Cícero Góes, do DGIP. "Às vezes é preciso virar à esquina."

Cícero Dedice de Góes Júnior -  engenheiro agrônomo de formação, nascido em Acari, no Rio Grande do Norte, cresceu em Recife-PE e decidiu que serviria o país com sua profissão. Mesmo com uma carreira promissora no sul do Piauí, o servidor esteve sempre aberto a novos projetos e experiências, mas sempre com a ideia em fazer com que o seu trabalho pudesse levar alguma mudança para o crescimento do país.

Trabalhou em grandes projetos da Sudene e Ibama no Nordeste e com cultivo de grandes culturas, criação de gado e outros animais, reflorestamento, como também a implementação da agroindústria na fabricação de sucos, como por exemplo: suco de caju.

Quando retornou a Brasília, após seis anos de formado, decidiu estudar ecologia e prestou concurso para compor a Secretaria de Meio Ambiente, do Distrito Federal, recém-criada em 1992. Foi quando ingressou ao serviço público sendo responsável pelo licenciamento de mineração e obras governamentais onde obteve muitas experiências, ficando por lá até 1999.

Sempre disposto a viver desafios, Cícero recebeu um convite para trabalhar em um projeto novo que consistia na estruturação da vigilância e saúde no Brasil, para o Ministério da Saúde. Lá, ele trabalhou com toda base teórica, conceitual e organizacional, da vigilância ambiental no país. Mais à frente se tornou coordenador dos programas de vigilância da qualidade de água e saúde ligado a qualidade do ar.

Uma composição de vários fatores e experiências foram trilhando o caminho profissional do servidor. Cada oportunidade que o serviço público trazia, ele encarava com vontade e determinação, construindo conhecimento e memórias que ele levará para o resto da vida. E dizia: “Às vezes é preciso virar a esquina.”

Em 2013, passou no concurso para o cargo de Analista Técnico de Políticas Sociais, no Ministério da Saúde, sendo transferido para o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) tendo lá suas duas grandes e marcantes experiências.  No momento em que surgiu a questão do Ébola (doença grave e fatal causada pela infecção com uma das espécies de um vírus), por exemplo, Cícero contribuiu na elaboração do plano de operação do ponto focal nacional, para o Regulamento Sanitário Internacional.

“A coisa mais importante da minha carreira foi construir uma referência sobre a vigilância da qualidade da água no Brasil. Pois, hoje, consigo ver meu trabalho refletido nos mais de 5.400 municípios, beneficiando as pessoas. Vejo como se tivesse cumprindo minhas obrigações sociais, explica Cícero”.

Durante todos os anos de serviço no Ministério da Saúde, passou por duas Secretarias: Executiva e Vigilância em Saúde, contribuiu na elaboração de normas técnicas, capítulos de livros, textos científicos e teve a oportunidade de representar o país em eventos e capacitações na América Latina e Caribe. Contribuiu também para a execução em grandes eventos como a Copa do Mundo e nas Olimpíadas que aconteceram no Brasil.

Foram os projetos especiais bem elaborados e que tinham em sua proposta grandes impactos e resultados, que sempre atraíram o servidor a largar tudo e mudar. Para o futuro, seu desejo é prestar consultoria para elaboração de projetos estratégicos para qualificar o setor púbico.

Texto: Comunicação DGIP/MS

Foto: Servidor DGIP/Coordenador da Secretaria-Executiva CIT

©2022 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram: www.instagram.com/assessorn
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template