acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sábado, 25 de setembro de 2021

Projeto "Circuito de Bailes" estreia com repertório inspirado nos anos 80 e 90


Em 1981 Milton Nascimento compôs “Foi nos bailes da vida ou num bar em troca de pão, que muita gente boa pôs o pé na profissão de tocar um instrumento e de cantar. Não importando se quem pagou quis ouvir, foi assim…” e é pra relembrar essas histórias que surge o projeto “Circuito de Bailes”, idealizado e produzido pela produtora e historiadora da música potiguar, Claudia Mariana - da MARIABOA Produtora. O projeto nasceu a partir da ideia de reunir os antigos integrantes da banda Circuito Musical (popularmente conhecida como banda de forró e que em sua origem foi banda baile) e de outras bandas bailes, cerca de vinte anos depois, para relembrar e recontar as suas grandes histórias através de um minidocumentário e de uma live no formato baile. A Live baile terá transmissão no dia 26 de setembro, domingo, às 19h, no canal da cantora Dodora Cardoso no YouTube e foi gravada obedecendo a todos os protocolos de segurança contra a COVID-19.

O projeto promete resgatar a memória afetiva de uma geração que ficou marcada através dos bailes em clubes, showmícios e bailes de carnaval, nas décadas de 80 e 90 por todas as capitais e cidades do interior do nordeste.

A história da nossa música passou por transformações de estilos, formatos e tendências com o passar das décadas e a produtora cultural Claudia Mariana acredita na força dos produtos e narrativas digitais para a construção dessa memória musical. Como um dos produtos desenvolvidos especialmente para o projeto, o “Diário Circuito de Bailes”, traz diversos fragmentos do que foram essas festas e shows musicais das bandas bailes, em um link especial   onde o público poderá ter acesso a vídeos e áudios desses shows que estão marcados na memória afetiva dos seus frequentadores. E para quem quiser já ir entrando no clima, o projeto tem playlists com repertório da 1a edição, disponíveis no Youtube e Spotify. Toda a divulgação também está sendo feita nas páginas do Instagram e do Facebook do Projeto.

Claudia destaca a importância de se falar sobre a história da música potiguar viva, através dos depoimentos de artistas e músicos: “A pesquisa sempre foi uma paixão durante a licenciatura em História, mas com a atuação na produção cultural, pesquisar e encontrar fontes sobre a história da música potiguar se tornou um vício (risos). Com a atuação na produção cultural e com a chegada das novas mídias, eu pude aliar diversos conhecimentos técnicos sobre pesquisa, história e tecnologia para a área da produção cultural, como forma de empoderar e dar presença digital às histórias da música potiguar.  Com a pesquisa e a realização deste projeto estamos construindo um acervo digital sobre a história das bandas bailes no RN. Existem páginas e canais nas redes sociais que trazem conteúdos acerca de toda essa temática, e através no Circuito de Bailes vamos catalogar e reunir fontes para que todos os fãs da época fiquem por dentro de todo o conteúdo existente sobre o assunto. A Lei Aldir Blanc foi um grande incentivo para que projetos como esse saíssem realmente do papel e da memória para as mídias sociais.”

O repertório tem curadoria de Dodora Cardoso e conta com grandes clássicos que fizeram sucesso nos bailes de clubes que fizeram história: Um dos meu objetivos nesse projeto era reunir os amigos que integraram as bandas baile para fazer um registro dessas apresentações e dessas músicas que marcaram uma época. O repertório vai desde músicas instrumentais, músicas mais lentas que eram tocadas no começo dos bailes, ao pop rock de Cazuza; passando ainda pelo forró com clássicos de Eliane, as lambadas que marcaram com seus concursos divertidos, o samba, e o brega de Reginaldo Rossi – em uma época nós íamos muito para Recife com as bandas baile abrir os shows de Reginado Rossi. Todo o repertório foi escolhido para resgatar esses momentos ”, destaca Dodora.

A banda é formada por músicos amigos que tocaram em bandas bailes:  Dodora Cardoso - eleita a mais ‘bela voz do sertão’ pela rádio rural em 1977 e convidada para fazer parte das bandas bailes da época, tem 20 anos de bailes sendo vocalista das bandas Circuito Musical, Banda Phobus,  Natureza Lucilante, Skala Show entre outras; Jone Iuma - tecladista, ex-integrante da banda Circuito Musical (quando criança, em Catolé do Rocha–PB era conhecido como o mais novo cantor das Américas) hoje toca em navios e cruzeiros e é reconhecido internacionalmente e é o responsável pela direção musical da live show;  Jubileu Filho - iniciou sua carreira musical no ano de 1984 na banda municipal sinfônica Maestro Santa Rosa tocando trompa de harmonia e migrando para o trompete em seguida. Começou sua carreira de guitarrista profissional aos onze anos de idade tocando em bandas de baile do RN e integrou as famosas Circuito Musical e "Os Terríveis"; Kanelinha -  que começou na carreira musical nos anos 70 como guitarrista e cantor. Participou das bandas bailes Circuito Musical, Banda Phobus, Sambrasa, The Seven Boys (Recife/PE) entre outras. Hoje faz parte da CPI do Forró e se apresenta em eventos juninos e festas dentro do estilo;  E completando essa banda incrível estão  Jardel Santos no baixo e Diego Medeiros na bateria.

O projeto “Circuito de Bailes” foi aprovado pela Fundação José Augusto no  Edital 04/2020 - Concurso Público para Seleção de Projetos Culturais Integrados e Economia Criativa - como “Circuito Musical Baile – anos 80 E 90 ” e tem apoio o cultural da Beju Produções e Fecomércio – Sesc RN .

SERVIÇO

Projeto Circuito de Bailes

Live Baile: Dia 26 de setembro, domingo, às 19h

Exibição: https://www.youtube.com/c/DodoraCardoso

Mais informações: @circuitodeBailes

Luciana Oliveira/Assessora de Imprensa

luciana@sollarcomunicacao.com.br

(84) 98728-0813

Imagem relacionada à divulgação

2021 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram: www.instagram.com/assessorn/

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template