acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sábado, 11 de setembro de 2021

Programação completa do 4° Curta Caicó

 

Começou na segunda-feira (06) a quarta edição do Curta Caicó e o festival se estende até o próximo domingo (12), com grande programação incluindo mostras de filmes, oficinas formativas, debates e lives com temáticas voltadas para o audiovisual.

Em 2021, o evento será realizado em formato híbrido, com mostras de filmes em escolas locais e outras instituições. “Levar o Curta Caicó para as escolas é proporcionar que o público de alunos e professores conheça e se inspire com esse universo do audiovisual. E isso pode ser um verdadeiro divisor de águas na vida dessas pessoas ao enxergar as possibilidades da economia criativa”, destacou Diego Vale, produtor executivo do Curta Caicó.

Nesta edição, também serão realizadas mostras especiais no CASE (antigo CEDUC) e no Abrigo Dispensário Professor Pedro Gurgel. Diego destaca que todas as atividades presenciais serão realizadas seguindo os protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e os decretos municipais e estaduais, com limitação de público e distanciamento social.

Durante toda a semana, a programação de filmes do 4ª Curta Caicó estará disponível na plataforma de streaming do festival. Ao todo, serão 87 curtas-metragens divididos em quatro mostras competitivas e cinco mostras paralelas no www.curtacaico.com.br.

Importância das cinematecas é um dos destaques na programação de debates

O festival irá realizar diariamente debates com os realizadores das mostras competitivas Nacional, Nordeste, Potiguar e Seridó. Também haverá debates temáticos com a equipe de Sideral, curta-metragem potiguar selecionado para o Festival de Cannes; sobre como viabilizar a produção audiovisual no cenário atual com os realizadores Cavi Borges (RJ), Sílvio Toledo (PB) e Dênia Cruz (RN); além de um debate sobre a importância das cinematecas, com Mary Land Brito da Cinemateca Potiguar, Fábio Velozzo do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e Débora Butruce, presidenta da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual.

Oficinas proporcionam qualificação profissional em várias áreas do audiovisual

O Curta Caicó vai realizar cinco oficinas de linguagem audiovisual: Produção Executiva (Babi Baracho); Como escrever sobre cinema? (Marcelo Ikeda); Direção Cinematografica (Abdução Filmes); Som para audiovisual: da captação à pós-produção (Ricardo Félix); e Fundamentos da Animação (Sérgio Arena). Todas as oficinas formativas serão realizadas em ambiente digital sob a coordenação do IFRN Campus Caicó.

Filmes selecionados pelo festival concorrem a vários prêmios

Nesta edição, os filmes selecionados para as mostras competitivas irão concorrer às seguintes premiações: Prêmio Místika de Pós-Produção com R$ 5.000,00 em serviços (validade de 1 ano) para o vencedor da Mostra Potiguar; Prêmio CTAV: Serviço de Mixagem de 20 horas para o melhor curta da Mostra Potiguar; Prêmio de Aquisição Elo Company na Mostra Nacional; Prêmio de Aquisição Cardume; e Prêmio do Centro Técnico Audiovisual.

O júri oficial do festival também irá premiar os filmes das mostras competitivas em diversas categorias. E ainda haverá o Prêmio da Crítica, concedido pelas Associações de Críticos de Cinema do Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul em todas as mostras competitivas e paralelas. O público poderá votar nos seus preferidos e escolher os vencedores do júri popular no www.curtacaico.com.br.

Premiação

A live de premiação do 4º Curta Caicó acontece no próximo domingo (12). Além do anúncio dos filmes vencedores, o festival irá prestar homenagens para a atriz paraibana Zezita Matos, pela sua contribuição ao cinema nacional, e ao empresário aposentado Biró Modesto, cuja família possui larga relação com o audiovisual, na construção do antigo cinema São Francisco e no apoio ao filme caicoense Boi de Prata.

“É uma grande satisfação realizar o Curta Caicó e contribuir para o fortalecimento do audiovisual, através da exibição de filmes, realização de oficinas e debates importantes para o meio. A cada ano, o festival se consolida e vem cumprindo a sua missão de fomentar o audiovisual em nossa região do Seridó. Acreditamos na economia criativa como uma ferramenta de transformação social, cultural e econômica e turística com grande potencial para o desenvolvimento de nossa região”, destacou Raildon Lucena, diretor do Curta Caicó.

O Curta Caicó é uma realização da Referência Comunicação. O festival conta com patrocínio do Governo do Estado e Fundação José Augusto, Programa Cultural Câmara Cascudo, Eletrocenter, Slup Sorvetes e TIM MC Telecom. O evento conta com apoio do SEBRAE, SESC, Inplarn e Replac, além dos seguintes apoios culturais: Elo Company, Místika, Cardume, Centro Técnico Audiovisual, ACCIRN, ACCIRS, IFRN, UERN, Inter TV Cabugi e TV Universitária.

Programação completa do Curta Caicó no seguinte link:

https://www.curtacaico.com.br/confira-a-programacao-completa-do-4-curta-caico/v

por assessoria de imprensa

imagem relacionada à divulgação

2021 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram: www.instagram.com/assessorn/

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template