acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sábado, 11 de setembro de 2021

Instituto Histórico e Geográfico do RN transforma o Instagram em sala para exposição pocket de peças do seu acervo

 

Tempos pandêmicos. Uma proposta, um resgate e um novo resultado. Maria Simões e Gustavo Sobral inauguram mais uma exposição no Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte com peças do acervo, só que desta vez utilizando o Instagram como sala de exposição.

Em 2018 o Instituto lançou uma pequena mostra do seu acervo na exposição “Nossas Velhas Figuras”, organizada por Maria Simões e Gustavo Sobral. Eles reuniram bustos e telas do acervo e a exposição também foi parar na Revista IHGRN N.º 97, quando publicaram imagens das peças e informações adicionais. Na revista, o texto de apresentação está escrito pelo jornalista Vicente Serejo.

Agora, em 2021, Maria Simões e Gustavo Sobral revisitam as peças da exposição "Nossas Velhas Figuras" e fazem um resgate dos bustos de personalidades como Câmara Cascudo e Padre João Maria, propondo uma exposição diferente.

Maria e Gustavo escolheram o perfil do Instagram do Instituto como sala de exposição e o resultado é a mostra “Bustos no acervo do Instituto”. O intuito é continuar a apresentar e divulgar o acervo e as figuras que fizeram história no Rio Grande do Norte. “Tudo partiu de uma conversa entre mim e Maria de como poderíamos aproveitar melhor o espaço do Instagram e como poderíamos voltar, em tempos de pandemia, a expor e divulgar o acervo. Aí nasceu a proposta de usar o perfil como sala de exposições. Resolvemos tentar e aqui estamos”, explica Sobral.

Maria e Gustavo contam que a proposta é simples e mais uma forma de aproveitar as redes sociais para disseminar o conhecimento, a cultura e a história do Rio Grande do Norte. As fotografias produzidas para a exposição são de autoria de Maria Simões.

Maria é bacharel em Direito, interessada em fotografia, arte, design, história; Gustavo Sobral é jornalista e escritor e tudo que escreve, ele reúne em seu site pessoal gustavosobral.com.br

Acesse o perfil do Instituto no instagram: https://www.instagram.com/IHGdoRN , visite a exposição e assine o “livro de visitação”, deixando um like e um comentário gentil sobre a exposição. Siga o Instituto nas redes sociais e compartilhe o conhecimento, a cultura e a história do Rio Grande do Norte.

O Instituto

Fundado em 1902, o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande é a mais antiga instituição cultural do estado. Abriga a biblioteca, o arquivo e o museu mais longevos em atividade no solo potiguar. Promove exposições, palestras e atividades voltadas à manutenção e divulgação da cultura, história e geografia norte-rio-grandense e publica a sua revista desde 1903, sendo a mais antiga ainda em nível estadual.

Expediente

Exposição “Bustos no acervo do Instituto”

Quando: Sempre!

Onde: perfil do Instituto no Instagram - @IHGdoRN (publicação “Bustos no acervo do Instituto”)

Organizadores: Maria Simões e Gustavo Sobral

Para mais informações: comunicacao@ihgrn.org.br

Acompanhe o @IHGdoRN nas mídias sociais:

https://www.instagram.com/IHGdoRN

https://twitter.com/IHGdoRN

https://facebook.com/IHGdoRN

https://youtube.com/IHGdoRN

Gustavo Sobral e Marcela Bulhões/Assessoria de Comunicação

comunicacao@ihgrn.org.br

imagem: Maria Simões

2021 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram: www.instagram.com/assessorn/

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template