acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sábado, 29 de maio de 2021

Fórum discute soluções para transformar a gestão dos resíduos sólidos no RN

O Fórum ocorrerá no dia 31 de maio, a partir das 9h, com transmissão pelo canal do Youtube do Instituto Lixo Zero Brasil (/institutolixozerobrasil)

O Fórum Estadual RN Lixo Zero reunirá representantes das instituições públicas, dos municípios, das instituições de ensino e da sociedade no evento que irá buscar soluções para a gestão dos resíduos sólidos e de como transformar o lixo em oportunidades de desenvolvimento econômico, político e social. O Fórum ocorrerá no dia 31 de maio, a partir das 9h, com transmissão pelo canal do Youtube do Instituto Lixo Zero Brasil (/institutolixozerobrasil).

A pauta principal será as diversas formas de destinação correta de resíduos sólidos que podem contribuir com a geração de emprego e renda, fomentar o comércio, indústria, a sustentabilidade, o incremento de impostos, a melhor utilização de matéria prima, entre outros benefícios do conceito Lixo Zero.

O movimento é uma iniciativa do Instituto Lixo Zero Brasil e acontece em vários estados brasileiros. No Rio Grande do Norte é organizado por voluntários e embaixadores do RN Lixo Zero, representando a sociedade civil organizada.

“Cerca de 30% do orçamento dos municípios é utilizado na destinação dos resíduos, estando incluso a manutenção de aterros e lixões. Mas os lixões já são proibidos por lei, porém, menos de 3% dos municípios conseguiram eliminá-los. Em grandes cidades, esse orçamento chega a R$500 milhões por ano. Nos municípios com poucos recursos, isso significa que a população deixa de usufruir de novas escolas, praças, hospitais, centros de cultura e espaços públicos”, afirma o presidente do Instituto Lixo Zero Brasil, Rodrigo Sabatini.

Os painéis terão representantes do Governo Estadual, Ministério Público, das cidades com bons exemplos de práticas, e de iniciativas da sociedade. Os interessados podem interagir enviando perguntas pelo chat durante a transmissão do evento.

Congresso Internacional Cidade Lixo Zero

O Fórum Estadual Lixo Zero faz parte do movimento Lixo Zero em todo o país. E serve de apoio para o Congresso Internacional Lixo Zero, que acontece nos dias 22, 23 e 24 de junho. O evento trará para o Brasil especialistas em gestão de resíduos e reunirá boas práticas internacionais, tornando a meta de redução de lixo em 90% um desafio global.

Mais informações sobre o Fórum Estadual RN Lixo Zero: @rnlixozero (Instagram)

Luiza de Sá – (21) 96916-7810 - rnlixozero@gmail.com

Mais informações sobre o Congresso Internacional Cidades Lixo Zero: www.cidadeslixozero.com.br

Luciana Oliveira/Assessora de Imprensa

luciana@sollarcomunicacao.com.br

Imagens relacionadas

2021 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram: www.instagram.com/assessorn/

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template