acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sábado, 28 de novembro de 2020

Trabalhos criativos da comunidade do Reduto são retratados em exposição virtual dia 30

 

No próximo dia 30 de novembro, às 19h, acontecerá o lançamento da exposição fotográfica virtual “Faces do Reduto”. A apresentação será veiculada pelo canal do Youtube da Green Point Produções. A exposição “Faces do Reduto” brotou de um ensaio realizado por Mônica Mac Dowell durante a captação das imagens do filme documentário, “Rosa de Aroeira”, primeiro curta-metragem dirigido e produzido por Mônica, selecionado para diversos festivais e premiado recentemente no Los Angeles Brazilian Film Festival.

Por meio de uma estética e de um estilo próprio a ideia da exposição visa também atender a uma lacuna social ao difundir a vida cotidiana de um grupo de mulheres através da divulgação do artesanato em labirinto e da difusão da confecção da farinha de mandioca por essas mulheres, cujos saberes vem sendo acumulados e transmitidos por décadas na comunidade do Reduto, em São Miguel do Gostoso.

Elaborada inicialmente para o formato presencial - com datas e locais a serem definidos - a exposição tem curadoria e tratamento de imagem do fotógrafo e artista visual Paulo Mac Dowell https://www.macdowell.art.br/ e procura dar visibilidade ao trabalho das labirinteiras da comunidade no próprio formato da exposição.Com parte das fotografias impressas em tecido de linho branco onde são confeccionados os labirintos e outra parte afixada na tessitura dos labirintos rendados pelas próprias mãos das artesãs do Reduto, a moldura escolhida para bordear as fotografias da exposição é inspirada nas grades de madeira utilizadas para a confecção do artesanato em labirinto.

Respeitando as normas do distanciamento social, em função da pandemia da COVID-19, Mônica Mac Dowel a Sollar Comunicação, idealizadora da exposição, optaram por realizar a primeira temporada da mostra fotográfica de forma virtual, com o apoio do Sebrae RN por meio do Edital de Economia Criativa. Com cenário em vídeos especialmente elaborados para o formato virtual, o público poderá conferir a exibição de 24 fotos apresentadas em computação gráfica 3D desenvolvida por Eduardo Pinheiro do estúdio Galileo, com consultoria artística do diretor de arte e diretor teatral João Marcelino e concepção de trilha sonora de Valéria Oliveira.

Ao final da temporada online e da temporada presencial da exposição Mônica irá doar parte das fotos para exibição permanente na Casa de Farinha do Reduto, na Cooperativa das Labirinteiras e em outros espaços públicos da comunidade do Reduto.

SERVICO

Lançamento da Exposição Virtual “Faces do Reduto”: 30 de novembro, às 19h Exibição: Youtube Green Point Produções

Fotos e vídeos: Mônica Mac Dowell

Curadoria e tratamento de Imagens: Paulo Mac Dowell

Computação Gráfica 3D, edição de vídeo e de trilha: Eduardo Pinheiro - Estúdio Galileo

Consultoria Artística: João Marcelino

Concepção de trilha sonora: Valéria Oliveira

Iniciativa e Assessoria de Imprensa: Sollar Comunicação

Realização: Green Point Produções

Apoio: Sebrae RN por meio do Edital de Economia Criativa

Mídias Sociais: Atena Marketing

Sollar Comunicação Luciana Oliveira

Assessora de Imprensa

luciana@sollarcomunicacao.com.br

(84) 98728-0813

Imagem relacionada à divulgação

©2020 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram.com/assessorn

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template