acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Série "Papo de Economia Criativa" destaca os bastidores de quatro segmentos criativos potiguares

 

O Projeto Papo de Economia Criativa, idealizado e dirigido pela jornalista e fundadora da Papo de Mídias Erika Zuza, é uma série documental que visa dar visibilidade à profissionais da economia criativa potiguar, valorizando a identidade criativa local. A Economia Criativa abrange os ciclos de criação, produção e distribuição de bens e serviços que usam criatividade, cultura e capital intelectual como insumos primários; a série tem o objetivo de contribuir para a memória cultural dessas atividades tão importantes.

A partir do próximo dia 24 será lançada a primeira temporada com quatro mini documentários com relatos de bastidores e experiências de trabalho das grandes áreas da economia criativa atendidas pelo SEBRAE no país: Consumo, Mídias, Tecnologia e Cultura, no canal do YouTube do projeto Papo de Mídias e marcará o lançamento do canal. As imagens foram captadas através de smartphone, seguindo todos os protocolos de segurança devido à pandemia da COVID-19.

O tema ‘consumo’ abrange, entre outras atividades, a moda. Neste segmento o projeto entrevistou Marcus Figueirêdo, diretor criativo e CEO da “Moda de Pedro” (@modadepedro) e Geórgia Dantas, estilista e idealizadora da marca “Gueorguia - Moda Responsável” (@georguiaoficial). Geórgia ressaltou a importância de participar do projeto: “Participar do Papo de Economia Criativa é uma oportunidade linda e autêntica de ampliar a minha voz, por meio da Gueorguia, e fazer ela chegar a mais pessoas, sobretudo  em Natal. É mostrar a força dos pequenos negócios criativos, em especial no segmento da Moda. É um momento de abrir as nossas portas e contar como tudo acontece, nos bastidores, quem faz as nossas peças, e qual o real propósito que nos cerca, quando muitos não veem ou não reconhecem. É colocar o rosto para a câmera para defender a Moda local, a Moda Potiguar, a Moda vinda do interior, do Seridó, vinda do empreendedorismo feminino sem muito apoio e recursos. É  saber que nada é feito por acaso, e que por trás de tudo isso, existem histórias, talento, força e mulheres. E, elas precisam ser mostradas, contadas e conhecidas por todos que buscam um consumo mais consciente, feito com responsabilidade e que busca caminhos por um mundo mais compartilhado, mais humano, mais  justo. Que possamos usar a nossa Moda como ferramenta de transformação social. Só posso agradecer a Erika e toda a sua equipe, por ser uma canal para esta voz.”

O tema mídias tem como um dos segmentos atendidos o mercado audiovisual. O projeto realizou uma cobertura dos bastidores do “Cine Drive-In Natal”, idealizado pelas produtoras Haylene Dantas e Keila Sena, que proporcionou uma experiência de cinema diferenciada aos potiguares, contando com 125 profissionais envolvidos direta ou indiretamente na sua execução e recebendo mais de 1300 carros, com capacidade para até 4 pessoas por veículo.

No tema cultura o projeto mergulhou no universo das artes cênicas da companhia “Casa de Zoé”, uma produtora idealizada pela atriz Titina Medeiros, com o intuito de promover encontros artísticos e suas derivações criativas.  Tendo como seu primeiro grande projeto o espetáculo “Meu Seridó”, a realizadora de arte e cultura tem sua ênfase voltada para teatro, mas já trabalha também em projetos em outras áreas de expressão como o cinema e a música.

E no tema tecnologia o projeto entrou  no mundo dos games do PONG - Potiguar Indie Games - grupo dos desenvolvedores de jogos do RN. O grupo realiza um encontro mensal entre desenvolvedores de jogos analógicos e digitais, que visa promover a divulgação e o teste de jogos em desenvolvimento, assim como a troca de informações relevantes à área e o estabelecimento de contatos profissionais. A Klebia Karina, uma das integrantes fala da importância do projeto para a divulgação deste trabalho: “Fazer parte do projeto Papo de Economia Criativa foi muito gratificante. Relembrar como entrei no PONG e o quanto estamos evoluindo juntos, foi emocionante. É muito importante ter alguém como a Erika para ajudar a divulgar o nosso trabalho, compartilhar as nossas experiências e emoções para quem não vive do desenvolvimento de jogos conseguir entender um pouco a alegria que o nosso trabalho nos proporciona,  apesar das dificuldades.”

O Papo de Economia Criativa, da Papo de Mídias, é um projeto aprovado no Edital de Economia Criativa do SEBRAE – RN 2020. O projeto também conta com o apoio das empresas potiguares Cervejaria Raffe e Sodiê Doces Natal.

Sobre a Papo de Mídias

A Papo de Mídias é uma plataforma de produção de conteúdos digitais, criada em 2016 pela jornalista e professora de comunicação social Erika Zuza. Inicialmente como uma ação educativa voluntária. Desde 2018 se tornou microempresa e realiza encontros educativos sobre temas atuais da comunicação social, como também oferece cursos de mídias para empreendedores e profissionais autônomos; além da criação de conteúdos para as redes sociais, blog e podcast que seguem o lema: “A mídia está em tudo!”.

Saiba mais:

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/papodemidias/

TWITTER: https://twitter.com/papodemidias

FACEBOOK: https://www.facebook.com/papodemidias

YOUTUBE: https://bit.ly/3mKMwqB

Luciana Oliveira

Assessora de Imprensa

luciana@sollarcomunicacao.com.br

(84) 98728-0813

Imagem relacionada à divulgação

©2020 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram.com/assessorn

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template