acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Campanha de combate à sífilis promove neste sábado o Dia Nacional e ações durante o mês de outubro

 

Neste sábado (17) será marcado pelo Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis congênita, que ocorre no terceiro sábado do mês de outubro, instituído pela Lei nº 13.430/17. Decorrente disso, o Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde, farão uma ação através do Projeto “Sífilis não”, que no estado contempla dois municípios prioritários, Natal e Parnamirim. A campanha tem o objetivo de informar a sociedade e incentivar a participação de profissionais da saúde para a importância do diagnóstico precoce e tratamento da doença. Em Natal, a abertura neste sábado (17) será às 8h, na UBS Felipe Camarão II, no bairro homônimo, e as ações estarão integradas com a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação.

Sífilis é uma doença infecciosa sexualmente transmissível, durante a gravidez ou na hora do parto. Segundo o Boletim Estadual da Sífilis, em 2019 foram notificados 1.717 casos de sífilis adquirida, 923 casos em gestantes e 594 em congênita. De acordo com a Apoiadora de Pesquisa e Intervenção do Projeto Sífilis Não no RN, Chyrly Moura, o projeto vem fortalecendo as ações de enfrentamento à sífilis. “A campanha visa a mobilização da sociedade para a problemática da sífilis em nosso país”, afirma, ressaltando que “estamos vivendo uma epidemia e precisamos conscientizar a população para a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento dessa IST (Infecção Sexualmente Transmissível”.

A partir de movimento nas redes sociais é divulgada a afirmação: Teste. Trate. Cure. De forma que a sociedade entenda que essa enfermidade precisa ser melhor conhecida e que há tratamento. O primeiro passo é testar. Além disso, a frase: Eu sei. Você Sabia? É compartilhada e em seguinte informações sobre a Sífilis. Para isso, foi criado o Instagram do Projeto Sífilis Não RN (@projetosifilisnaorn) com o intuito de divulgar a causa e incentivar as equipes de saúde e movimentos sociais a marcarem este perfil quando postarem ações relacionadas à prevenção da sífilis.

A ação no Rio Grande do Norte terá em sua programação mobilização de teste rápido, Drive Thru nas UBS de Passagem de Areia, João Dias em Nova Parnamirim, Santos Reis, Nova Esperança, Jardim do Planalto e Suzete Cavalcante Nova Parnamirim. Além disso terá Live no canal do YouTube NEESF-SESAPRN. Para mais informações acessar o site: www.sifilisnao.com.br/.

Covid-19

Para evitar o risco de transmissão da Covid-19 e garantir a segurança da população e dos profissionais, seguindo orientações do Ministério da Saúde para que as ações de vacinação sejam realizadas conforme as recomendações sobre distanciamento social, uso de máscara, lavagem das mãos e uso de álcool em gel.

PROGRAMAÇÃO CAMPANHA SÍFILIS NÃO NO RN EM OUTUBRO DE 2020

16/10 - 9 às 16h

ABERTURA DA CAMPANHA SÍFILIS NÃO Mobilização com ações de prevenção e testagem rápida no SAE

19/10 - 9 às 16h

Mobilização com ações de prevenção e testagem rápida- Drive thru UBS PASSAGEM DE AREIA I

19/10 - 15h

Live : O papel da APS no enfrentamento à sífilis

Canal do YouTube NEESF SESAP-RN

Apoio: Subcoordenadoria de Ações em Saúde Sesap-RN e Projeto Sífilis Não

20/10 - 9 às 16h

Mobilização com ações de prevenção e testagem rápida- Drive thru UBS JOÃO DIAS NOVA

PARNAMIRIM

21/10 - 9 às 16h

Mobilização com ações de prevenção e testagem rápida- Drive thru UBS SANTOS REIS

22/10 - 9 às 16h

Mobilização com ações de prevenção e testagem rápida- Drive thru UBS NOVA ESPERANÇA

23/10 - 9 às 16h

Mobilização com ações de prevenção e testagem rápida- Drive thru UBS JARDIM PLANALTO

27/10 - 9 às 16h

Mobilização com ações de prevenção e testagem rápida- Drive thru UBS SUZETE CAVALCANTE NOVA PARNAMIRIM* *Programação Campanha Sífilis Não

Por Maria Beatriz Araújo Lima /Nucom MS/RN

Imagens relacionadas à divulgação

©2020 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram.com/assessorn

FacebookTwitterWhatsApp
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template